Hospital Cristo Redentor: Unidade de Nutrição Alimentar substitui descartáveis por reutilizáveis
A sustentabilidade tem sido preocupação constante no Hospital Cristo Redentor. Com o aumento da demanda de descartáveis, principalmente na área de alimentação de pacientes, o setor de nutrição iniciou neste ano de 2022 a substituição de itens descartáveis por materiais em aço inoxidável (inox).
A substituição já ocorreu para o sistema de alimentação de todas as acomodações do SUS (Sistema Único de Saúde), resultando mensalmente na economia de aproximadamente 1.200 bandejas para almoço, 500 saladeiras e 1.200 sopeiras, além de 5 mil unidades de talheres plásticos que já haviam sido substituídos anteriormente. A substituição, conforme explica a Nutricionista, Camila Spenassato, só é possível graças ao investimento em tecnologia, que facilita, por exemplo, a lavagem e esterilização destes itens que passam a ser reutilizáveis. A mudança causa um impacto imediato: a economia de aproximadamente 7.900 itens descartáveis/mês. Com a chegada de novos equipamentos, como é o caso da lavadora de louça profissional modelo XP-50 2 RP, o setor pretende implementar a medida também nas demais acomodações à médio prazo.
Conforme levantamento da Unidade de Nutrição Alimentar (UAN), o Hospital Cristo Redentor serve em média 7 mil refeições/ mês, abrangendo todos os setores de atuação.
“Foi pensando na sustentabilidade que decidimos fazer essa mudança. Diminuir o consumo dos descartáveis e assim, colaborar com o meio ambiente”, explicou a nutricionista, Camila. “O impacto da substituição também é financeiro, mas mais do que isso, a introdução dos reutilizáveis é uma ação em prol do meio ambiente, já que os materiais de isopor demoram entre 200 e 400 anos para se decompor na natureza", acrescentou.
SETOR DE NUTRIÇÃO: O setor de nutrição do Hospital Cristo Redentor é responsável por elaborar as refeições para pacientes e acompanhantes; conferir e organizar as dietas; distribuir e recolher as refeições nos leitos; higienizar as louças e fazer o descarte de resíduos; preencher as planilhas de controles (temperaturas; refeições; saídas de insumos, fórmulas, suplementos e dietas enterais; resíduos; amostras; elaborar as refeições dos colaboradores; preparar os cafés para os demais setores, para reuniões, treinamentos e outras atividades e também por preparar as sondas, leites e outras fórmulas.