Guaporé: relatório da 4ª edição dos passeios do Trem dos Vales traz números impressionantes
Trem se consolida como um produto turístico que movimentou mais de 10 milhões de reais em 2022
O Trem dos Vales passa pelos trilhos trazendo desenvolvimento. Todas as expectativas em torno do passeio que vai de Guaporé a Muçum e vice-versa foram superadas. Para avaliar o avanço e o impacto positivo da última edição, um relatório foi apresentado.
Foram 60 passeios entre os meses de agosto, setembro e outubro, com 35 mil e 800 passageiros, o que representa um crescimento de 15% com relação aos anos anteriores.
Na linha do tempo, o avanço é muito exponencial. Em 2019 foram 5 mil bilhetes vendidos em 8 passeios, na primeira edição do Trem dos Vales. Em 2020 foram 8 mil passageiros, em 34 passeios. Em 2021 foram 31 mil bilhetes em 54 passeios.
Outra análise importante apresentada nesta edição é a origem dos turistas, sendo que 70% das pessoas residem fora da região do Vale do Taquari. Foram registrados visitantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá, Goiás, Distrito Federal e do exterior, de países como Alemanha, México, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Portugal, Canadá e Venezuela.
O atrativo movimentou a economia muito além dos trilhos. Foram mais de 350 empreendimentos beneficiados, como restaurantes, hotéis e pousadas, comércio, vinícolas, agroindústrias, empresas de ônibus, incrementando a economia em 10 milhões de reais, 66% a mais que em 2021.
Na área de publicidade, o Trem dos Vales levou o nome de Guaporé e dos demais municípios além das fronteiras, com mais de 80 mil visitas às redes sociais, mais de 2 milhões de visualizações e mais de 3 mil postagens referentes ao trem.
Para Rafael Fontana, Coordenador do Trem dos Vales “os números falam por si. Mas além dos números, dos recursos que fazem a economia girar e beneficiam toda a região, o que mais impressiona e traz a sensação de dever cumprido é a experiência única e inesquecível que o passeio deixa em cada um dos passageiros. Temos que salientar também o comprometimento de Guaporé em melhorar a infraestrutura da Estação Ferroviária, a logística para o turista e a organização para que o visitante continuasse a fazer turismo além dos trilhos, essa parceria com a Administração Municipal é fundamental”.
Odacir Toldi, secretário de Turismo de Guaporé afirma que “o Trem dos Vales é a maior conquista turística dos últimos tempos e o mais diferenciado produto do Rio Grande do Sul na atualidade. Os números mostram que o Trem veio para ficar”.
Para o prefeito Valdir Fabris o relatório comprova que Guaporé cada vez mais se consolida com a cidade turística que almeja ser. Com atrações em compras, no esporte, na religiosidade e nos trilhos da Ferrovia do Trigo. “Que venham os passeios de 2023”, finaliza.