Governo Federal reconhece situação de emergência em Serafina Corrêa


O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu, por meio da Portaria nº 355, publicada no Diário Oficial da União, em 14 de fevereiro de 2022, a situação de emergência, decretada em Serafina Corrêa por conta da estiagem. No Rio Grande do Sul, foram 17 municípios que obtiveram o reconhecimento federal.

Serafina Corrêa havia decretado a situação de emergência em 17 de janeiro de 2022, através do Decreto Municipal nº 1.112, após conclusão do levantamento de perdas na agricultura e pecuária, causadas pela falta de chuva que afeta a cadeia produtiva de diversos setores, com prejuízos à população e consequentemente à renda do município.

A Emater/RS realizou o levantamento de perdas causadas pela estiagem em Serafina Corrêa. Através de visitas a propriedades rurais do município, buscando efetuar uma amostragem representativa das 30 localidades e dos 473 estabelecimentos rurais, foram efetuadas estimativas de produtividade a campo em mais de 100 lavouras. A avaliação refletiu o impacto da deficiência de chuvas entre os meses de outubro de 2021 e fevereiro de 2022, contabilizando as perdas ocorridas até a presente data.

Segundo relatório enviado pela Emater/RS ao Executivo Municipal, as culturas com perdas significativas até o momento são: Milho Grão (300 produtores, com 48% de perdas), Milho Silagem (195 produtores, com 49% de perdas), Soja (320 produtores, com 25% de perdas) e Bovinocultura de Leite (201 produtores, com 10% de perdas). A produção de leite continuará sendo afetada nos próximos meses devido ao baixo volume e à baixa qualidade da forragem conservada produzida no verão, a qual continuará servindo como base alimentar para a grande maioria dos rebanhos do município. Em algumas lavouras os prejuízos na produção ultrapassam 90%. Assim, a estimativa de perdas econômicas no setor agropecuário serafinense ultrapassa os R$ 42 milhões (dados enviados pela Emater/RS em 16/02/2022).

“Estamos preocupados e não medimos esforços em fazer tudo o que está ao nosso alcance para amenizar esta situação no município. O esforço por parte do governo municipal é constante. Com o aval do Prefeito Valdir, vamos perfurar 04 poços artesianos em 04 comunidades que ainda não possuem rede de água comunitária e revitalizar 05 redes comunitárias de distribuição de água. Além disso, desde o mês de outubro de 2021, estamos trabalhando no fornecimento de água, através de caminhão pipa aos produtores, disponibilizamos máquinas para limpeza e proteção de fontes, abertura de valas para encontrar água, entre outros serviços. Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os afetados pela estiagem poderão viabilizar a obtenção de recursos e financiamentos federais para suprir as perdas causadas pelas condições climáticas” – destaca o Secretário responsável pela Sec. de Agricultura Rodrigo Marcon.