Governo do Estado terá estrutura própria para conduzir a reconstrução do RS
A Assembleia Legislativa aprovou, na quarta-feira (29/05), a instituição do órgão que será responsável por coordenar os trabalhos de recuperação do Estado. A Secretaria da Reconstrução Gaúcha vai desenvolver ações de curto, médio e longo prazo. “Neste momento desafiador da nossa história, é fundamental que o Executivo estadual tenha as condições necessárias para reconstruir o Rio Grande do Sul”, defendeu o deputado estadual Vilmar Zanchin.
Dos 497 municípios gaúchos, ao menos 476 (95% do total) foram afetados de alguma forma pela a tragédia climática. Mais de 100 mil casas foram danificadas ou destruídas. O número de desalojados passou de 500 mil. Perdas significativas também foram registradas na agricultura, indústria e no comércio. Em um cálculo inicial, as cidades já contabilizaram R$ 11 bilhões em prejuízos.
Para acelerar o processo de restabelecimento, o governo do Estado também criou o Plano Rio Grande, que vai executar as ações necessárias ao enfrentamento das consequências da enchente histórica. Na segunda-feira (03/06), foi apresentado o planejamento do Executivo estadual para reconstruir e recuperar rodovias e pontes após as chuvas que atingiram os municípios gaúchos nas últimas semanas. “É uma ação importante para facilitar o deslocamento dos gaúchos”, refletiu Zanchin.