Gestores de Santo Antônio do Palma se reúnem com Associação dos Avicultores


Na sexta-feira, 20 de agosto, o prefeito de Santo Antônio do Palma, Gilberto Szimainski, e o vice-prefeito, Roni Trentini, reuniram-se com a diretoria da ASACOP/RS - Associação de Avicultores de Frango de Corte e Postura Riograndense,  composta  por Júlia Dias Ottoni, presidente ASACOP da cidade de Casca; Sadi Mesavilla, vice-presidente da cidade de Água Santa; Cristiano Três, tesoureiro da cidade de Santa Cecília do Sul e Raquel Ruas, 1ª secretária da cidade de Nova Alvorada.

 

A Associação, sediada em Santo Antônio do Palma, foi criada em 27 de agosto de 2020 e busca promover a união e a valorização dos avicultores, defendendo seus interesses econômicos e sociais. Além disso, acompanha os investimentos do setor, considerando os custos de produção, a fim de reivindicar preços justos de comercialização, objetivando  estabelecer uma digna remuneração que viabilize a atividade econômica da avicultura do RS. A associação conta hoje com cerca de 200 associados e abrange 40 municípios.

 

“A avicultura é uma das atividades mais importantes do agronegócio brasileiro e tem trazido grandes resultados econômicos para as empresas e pessoas ligadas a esta atividade. Constantemente, estamos incentivando os avicultores através de políticas públicas, bem como a sucessão familiar, que busca direcionar o jovem a permanecer no interior, para assegurar a sustentabilidade do negócio familiar”, explica o prefeito Gilberto.

 

O secretário de Agricultura, Marcio Modrak, também conversou com a diretoria e destacou que o município tem hoje 41 aviários de aves de corte e 3 granjas de aves de postura, sendo a atividade mais expressiva do município. Desta forma, a associação  vem para contribuir e impulsionar o crescimento do setor.

 

Para Julia Ottoni, a associação vem para fortalecer este setor. “Eu sempre digo que a melhor forma de fazer isso é levando informação para os avicultores, então estamos buscando passar conhecimento sobre a lei de integração, Lei 13.288/2016, sobre as CADEC's, sobre os direitos que os produtores têm e que muitas vezes ainda não são conhecidos por eles próprios. Costumo dizer que o conhecimento liberta”.

 

Os produtores que tiverem dúvidas e interesse em fazer parte da associação podem entrar em contato pelo número (54) 9 9902-8399 ou com a Secretaria de Agricultura de Santo Antônio do Palma, pelo fone (54) 3394-1110 ou 1111.

 

A Associação estará visitando outros municípios em que atua e se organiza para promover um evento regional dos avicultores, que será realizado em Santo Antônio do Palma, em outubro de 2021.