Gentil: vice Adelar Silvestri e secretário Vagner do Prado viajam para Brasília em busca de recursos


O vice-prefeito e secretário de Saúde de Gentil, Adelar Silvestri, acompanhado pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vagner do Prado, estiveram na última semana em Brasília para cumprir com uma extensa pauta e buscar por recursos em diversos setores da Administração Pública Municipal.

“É importante destacar que fomos para Brasília em uma comitiva formada por nove lideranças dos municípios de Santo Antônio do Palma, Ciríaco, Sananduva, Vanini, Água Santa e Gentil, onde acompanhamos os debates em torno da realidade das famílias do norte do Estado e a insegurança jurídica quanto a demarcação. Estivemos no Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde fomos recebidos pelo secretário de Governança Fundiária, Moisés Savian, e colocamos que a nossa intenção é discutir uma forma do governo não tirar as famílias de suas terras buscando uma solução que fique boa para todos”, comenta o vice.

O mesmo assunto foi tema de audiência com o chefe do gabinete do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), Pedro Guerra. Na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o diretor-presidente João Edegar Pretto, foram debatidas opções de políticas públicas de incentiva a agricultura familiar na produção de alimentos.

No Ministério das Cidades, a audiência foi com o secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida, sobre programas habitacionais. “Buscamos por informações para viabilizar recursos para o município na questão habitacional. Recebemos a informação de que o programa Minha Casa Minha Vida deverá retornar”, comenta o secretário Vagner.

“Estivemos em diversos órgãos do Governo Federal, convém citar a audiência no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com o secretário-executivo Irajá Lacerda, para encaminhar demandas do município para o setor. No Ministério da Saúde conversamos para tratar sobre o repasse de recursos para o piso da enfermagem”, comenta o vice.

Audiência no Ministério do Trabalho e visitas a gabinetes de parlamentares mantendo o contato na busca de recursos através de emendas. Gostaria de agradecer aos deputados que nos acompanharam e auxiliaram nas agendas, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT/RS), através do assessor Elói Poltronieri, e os deputados Heitor Schuch (PSB/RS), Luciano Azevedo (PSD/RS) e ao senador Paulo Paim (PT/RS). “Conseguimos ainda uma emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT/RS) para custeio da Saúde”, explica Adelar.

O vice e o secretário estiveram ainda no Ministério do Desenvolvimento protocolando pedidos de máquinas e reforçando a solicitação de recursos para a ligação asfáltica da ERS 458 trecho entre Gentil e a BR 285. E ainda nos Ministérios do Turismo, Integração e do Desenvolvimento Regional, do Esporte, no Palácio do Planalto e nas Telecomunicações.