Executivo de Serafina Corrêa cria ações para amenizar o agravamento da estiagem


No dia 01 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa, aconteceu uma reunião com representantes de comunidades serafinenses para tratar de assuntos referentes as ações previstas pelo Executivo Municipal em relação a estiagem que atinge o município e região desde outubro de 2021. A reunião, coordenada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, contou com a presença do prefeito Valdir Bianchet, dos secretários Rodrigo Marcon e Dimorvan Cantelli e de representantes das comunidades São Caetano, Silva Jardim, Fátima e Aparecida, comunidades estas que ainda não possuem poços artesianos e que há anos reivindicam a perfuração junto ao município.

No encontro, foi abordado o estudo realizado sobre o levantamento da situação e perdas ocasionadas pela estiagem, bem como a perfuração de quatro poços artesianos que serão realizadas nestas comunidades, com subsídio destinado exclusivamente pelo Município. Os poços terão profundidade de até 250 metros, seguindo todos os trâmites legais para a perfuração, incluindo geólogo, outorga, hidrômetro e caixa d’água.

O secretário de Meio Ambiente e responsável pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Rodrigo Marcon, ressaltou as perdas causadas pela estiagem nas comunidades e expôs as ações já realizadas pelo Executivo em relação ao assunto, sendo uma delas o cadastramento junto à Secretaria Estadual de Agricultura, através do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, buscando por recursos para perfuração de poços artesianos para interior do município, bem como protocolos de projetos em prol do desenvolvimento agrícola. Marcon destaca, ainda, que aguarda positivamente que os pedidos sejam atendidos pelo Estado, mas que a perfuração dos poços que serão realizadas com recursos próprios do município são extremamente necessárias, visto a falta de água já ocorrente em diversos locais do interior.

O secretário da Fazenda, Dimorvan Cantelli, que também participou do encontro, ressaltou que a situação é muito complicada, principalmente em tempos de pandemia, onde a agricultura torna-se ainda mais importante para manter a economia local. Destaca também que a ação do governo vem ao encontro de amenizar futuras perdas que possam ocorrer.

“Com recursos próprios do município, vamos conseguir atender inicialmente estas comunidades, já pensando em melhorias nas redes de água em diversos locais da cidade. A agricultura não pode parar, pois os reflexos na economia do município já são visíveis. Estamos sempre à disposição para que juntos possamos buscar formas de melhorar o trabalho de cada agricultor”, comenta o prefeito Valdir Bianchet.