Encontro de Avicultores em Santo Antônio do Palma


No dia 15 de janeiro, foi realizada a Primeira Assembleia Geral Ordinária da ASACOP/RS, a Associação dos Avicultores de Frango de Corte e Postura Rio-grandense. A reunião foi realizada no Salão Paroquial de Santo Antônio do Palma, município sede da associação.

A presidente da ASACOP, Júlia Dias Ottoni, fez a abertura de boas-vindas e passou a palavra ao prefeito de Santo Antônio do Palma, Gilberto Szimainski, que falou sobre a importância do setor avícola para os municípios. “Precisamos estar unidos, o Poder Público Municipal, Câmara de vereadores e entidades, para fortalecer o setor”. O vice-presidente da ASACOP, Sadi Mesavilla, apresentou a Associação aos presentes, realizando um breve histórico de sua criação, em 27 de agosto de 2020, com 19 associados fundadores, e informou que, até 14 de janeiro de 2022, já eram 221 associados em 54 municípios do estado. Sadi apresentou aos presentes o trabalho realizado pela associação nesse um ano e quatro meses de atuação. Após, o tesoureiro Cristiano Três apresentou a prestação de contas do exercício de 2020 e 2021, a qual foi aprovada pelo Conselho Fiscal.

Júlia e Sadi apresentaram a previsão orçamentária para 2022, ressaltaram que ainda não haverá cobrança de mensalidade e que o objetivo é alcançar a meta de mais de 500 associados até o final do ano, de maneira que se obterá renda para a associação desenvolver os trabalhos e, além disso, estará representando cerca de 10% dos avicultores integrados do Rio Grande do Sul, que possui cerca de 7.500 produtores.

Após, a presidente Júlia iniciou a apresentação do plano de trabalho da ASACOP para 2022, que consiste em manter e firmar as parcerias já estabelecidas com as CADEC’s, a UPF, Embrapa, CNA, Farsul, Fetag, sindicatos, municípios e demais associações. Outro ponto importante no planejamento do trabalho será a capacitação dos membros de CADEC, por meio de cursos e treinamentos. Júlia reforçou a importância da Lei da Integração e das CADEC’s para o setor.

Por fim, Júlia e Sadi, com o auxílio dos membros de CADEC, Marcos Collato e Gilberto Fontana, apresentaram alguns dados sobre custo de produção. Foi entregue um modelo de planilha para os avicultores presentes, a qual está alinhada com as informações do aplicativo Custo Fácil, da Embrapa, e realizada a simulação de custos juntamente com os produtores no aplicativo.

Mais de 200 pessoas participaram, entre associados e não associados, de trinta e cinco municípios: Santo Antônio do Palma, Ilópolis, Marau, Venâncio Aires, Água Santa, Putinga, Casca, Camargo, Arvorezinha, São Marcos, Fagundes Varela, Sério, São Valentin do Sul, Passo Fundo, Relvado, Dois Lajeados, Carlos Barbosa, Vespasiano Corrêa, Dr. Ricardo, Sananduva, Nova Bréscia, Anta Gorda, São Vendelino, Santa Cecília do Sul, David Canabarro, Tapejara, Sertão, Vila Maria, Pontão, Sertão, Vista Alegre, Lajeado, Harmonia, Nova Alvorada e Montauri.

Ao final do evento, foi aberta a palavra às autoridades presentes e aos produtores. Estiveram presentes Gilberto Szimainski, prefeito de Santo Antônio do Palma; Edilson Romanini, prefeito de Nova Alvorada; Carlos Luiz Fraporti, prefeito de Relvado; Moisés Beltrame, vice prefeito de Putinga; Jerry Macagnan, prefeito de São Valentin do Sul; Rui Gouvêa, vice-prefeito de Marau; Eduardo Picoloto, prefeito de Água Santa; João Carlos Lodi, vice-prefeito de Camargo; Jaime Borsatto, prefeito de Arvorezinha; Edemar Rovadosche, prefeito de Ilópolis; o vice-prefeito de Santa Cecília do Sul, Leonardo Panisson: diversos secretários municipais, presidentes sindicais e vereadores, além do deputado estadual Dirceu Franciscon.