Emater/RS-Ascar capacita funcionários de associação em São Domingos do Sul


Na semana passada (24/01), a Emater/RS-Ascar prestou assistência e capacitação nos processos de armazenagem de grãos ao grupo de produtores da Associação Dos Trabalhadores Rurais Da Linha Terceira (Seada), de São Domingos do Sul, que possui uma unidade de recebimento, classificação, armazenagem e comercialização de grãos. Os extensionistas da Emater/RS-Ascar Vilmar Wruch Leitzke e Carlos Alberto Angonese, juntamente com o ex-extensionista Wilmar Machado, conduziram a exposição do curso, que também ofereceu orientações práticas.

 

A discussão apresentada abordou três das principais culturas do RS: soja, milho e trigo. Leitzke comenta que, apesar de ter sido um treinamento de apenas um dia, foi possível contemplar todas as etapas do processo, desde os cuidados com a pré-colheita até o momento da armazenagem. Durante a capacitação, foram tratados temas como metodologia de classificação, amostragem do produto, temperaturas adequadas para o processo de secagem e armazenagem dos grãos, bem como algumas estratégias que visam ampliar a eficiência desses processos para que o produto recebido mantenha sua qualidade.

 

O extensionista também explica que a atividade contribui para que seja apresentado ao mercado um produto que trará qualidade à alimentação do consumidor, além de garantir ao produtor um preço que o beneficie. A Associação da Linha Terceira também possui uma fábrica de ração, e quanto maior a qualidade de sua matéria prima, melhor o produto final

 

A Emater/RS-Ascar tem vasta experiência de trabalho com a classificação de grãos e desenvolveu um sistema pioneiro de secagem a ar. O engenheiro agrônomo e extensionista Ricardo Martins foi responsável pelo avanço do setor e pela criação e difusão da tecnologia no RS e no Brasil.