Educação: volta às aulas na Rede Estadual de ensino


Nesta semana retornaram as aulas da Rede Estadual de ensino para o ano letivo de 2024. No estado cerca de 700 mil alunos estão matriculados, divididos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Para reduzir o impacto da pandemia na rede estadual, combater à evasão e o abandono escolar no estado, a Assembleia aprovou, no final do ano passado, a reformulação do programa Todo Jovem na Escola, uma iniciativa do governo do estado. Além da bolsa permanência, este novo formato irá beneficiar o aluno com auxílio de material escolar, poupança aprovação e prêmio engajamento. “Nós precisamos apoiar políticas públicas que transformem a educação, pois só assim, estaremos transformando o futuro”, destacou o deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB), que tem acompanhado de perto esse tema, pois à frente do Parlamento gaúcho em 2023 elencou a educação como sua principal bandeira.

Em Marau, na rede municipal, as aulas iniciaram no dia 8 de fevereiro e contam com 5.413 alunos. Atualmente, a cidade possui 10 escolas de ensino fundamental e 14 de educação infantil. “É gratificante ver o destaque que nossa cidade vem conquistando no tema educacional, essa dedicação não apenas fortalece o presente, mas também constrói as bases para um futuro promissor para os nossos jovens”, finalizou Zanchin.