Dias Prestadora de Serviços Portaria e Zeladoria completa 26 anos


Fermino Machado Dias, proprietário da empresa, iniciou na área da segurança trabalhando como vigia, nos anos de 1981 e 1982, em Marau. Formado em 1987, pela Escola Interiorana, começou a trabalhar em Vila Maria quando veio residir no município, em 1983, no Frigorífico Mariense, no dia 22 de setembro. No local, trabalhava com mais dois companheiros para uma empresa de segurança de Marau, que também prestava serviços para o Silo Mariense e fazia a ronda noturna em Vila Maria, o que Fermino passou a realizar a partir de 1986.

 

Em 1995, no mês de março, decidiu adquirir a parte da empresa responsável pelos serviços no município, dando início a Dias Prestadora de Serviços - Portaria e Zeladoria. “Sempre buscamos expandir a empresa com o trabalho que realizamos”, disse. Atualmente, no ano em que completa 26 anos, a Dias conta com 21 funcionários e mais de 80 clientes, incluindo empresas, residentes de Vila Maria e a Prefeitura Municipal. 

 

Fermino comenta que há muitas mudanças entre o período que começou e os tempos de hoje. “Naquela época, era tudo na caneta, agora é tudo eletrônico. Na cidade, não havia monitoramento e câmeras de segurança, era tudo pessoalmente. A gente cuidava em três pessoas da ronda noturna e, no momento, com o auxílio das novas tecnologias, fazemos em duas pessoas, das 22h às 5h. O monitoramento ajuda bastante e sempre fica alguém nele. Se vemos algo suspeito, ligamos para a Brigada Militar de Vila Maria ou dos municípios vizinhos para vir atender e fazer a ocorrência e ficamos averiguando”, comentou. Além do período da ronda noturna, a rotina dos trabalhadores da Dias nas empresas é de carga horária de trabalho de 12 horas e folga de 36 horas. 

 

Como principal dificuldade na profissão, Firmino coloca que, às vezes, há pessoas estranhas pela cidade, causando bastante movimento, e a Brigada não consegue atender a todos. Como ele não pode agir ou abordar as pessoas, somente indaga, para ver o que está acontecendo, se querem alguma informação. Se são de outro local, também olha a placa. “Se não há boa vontade em responder, me afasto e fico observando. Já aconteceu isso muitas vezes”.

Hoje, a empresa está sob os cuidados do filho de Fermino, Ageu Souza Dias, que assumiu em 2013 e, antes disso, trabalhou por 10 anos como funcionário do pai. Ageu conta que viveu esse meio desde criança, com frequentes visitas de pessoas ligadas à profissão desde pequeno, e realizar o que faz hoje foi um caminho natural. Ele conta que assumir a empresa do pai lhe dá o sentimento de orgulho e responsabilidade. “Orgulho, por assumir o que meu pai começou há anos atrás, e responsabilidade, já que ele sempre teve uma trajetória que se confunde na pessoa física e jurídica dele, de honestidade, comprometimento e muito trabalho pela comunidade, às vezes, sem muito retorno financeiro, só zelando pelo bem estar das pessoas. Isso ele sempre deixou muito claro pra nós: focar em primeiro lugar na satisfação e bem estar das pessoas, para depois tratarmos  da questão financeira”, coloca.

 

No momento, Fermino tem como atividades na empresa levar e buscar o pessoal e fazer o monitoramento durante a noite, o que ele entende ser um auxílio ao filho. Ageu disse que a participação de Fermino é  muito importante, por conta da experiência e visão dele. 

 

Para Fermino, atingir a marca de 26 representa muito trabalho e seriedade e o gosto pela profissão desde o início. “Não tenho medo do risco que eu corro. Quero fazer pela comunidade. Moro aqui há 38 anos e prezo pelas pessoas. Busco força e coragem para defender a população e o comércio. No horário que o pessoal descansa, tem que ter alguém alerta, para que eles possam dormir mais tranquilos”.

 

A Dias está localizada na Rua Guido Bosa, 60 - Centro. Os telefones para contato são (54) 3350-1852 e (54) 9.9164-4427.