Dia Nacional das Abelhas


João Marcos Paravisi – Biólogo e responsável pelo Meliponário Seth

 

Talvez poucas pessoas saibam, mas no dia 03 de outubro comemoramos o Dia Nacional das Abelhas. Declaradas como os animais mais importante da Terra pela Royal Geographic Society, esses famosos insetos são os principais polinizadores das angiospermas (as plantas que produzem flores e frutos).

Imagine um mundo no qual não existissem alimentos como: goiaba, maracujá, banana, pêssego, abóbora, amêndoas, castanhas, entre outros. Pois é esse o mundo que nos aguarda caso não cuidemos adequadamente das abelhas. Uma infinidade de alimentos dependem da polinização desses insetos.

No mundo existem mais de 20.000 (isso mesmo, vinte mil!) espécies de abelhas, sendo que no Brasil existem mais de 1.500 (mil e quinhentas) espécies de abelhas catalogadas. Pouca gente sabe, mas em torno de 80% das espécies de abelhas não vivem em colmeias, e são de hábito solitário (a fêmea vive sozinha e é responsável por toda a tarefa de construir as células de cria que darão origem a nova geração de abelhas, buscar alimento, fazer a postura dos ovos e a segurança do local onde vive).

Quando pensamos nesses pequenos insetos, pensamos geralmente em seu delicioso mel, mas como vimos acima eles são responsáveis direta ou indiretamente por uma infinidade de alimentos que chegam as nossas mesas.

Se você mora no interior pode criar “abelhas com ferrão” (Apis mellifera) e se você mora na cidade pode criar as abelhas sem ferrão, as quais não oferecem risco algum para as pessoas. Se mesmo assim você não pode criá-las, plante espécies ricas em pólen, néctar e resinas, que são os principais recursos coletados pelas abelhas, visite apiários e meliponários (locais de criação de abelhas sem ferrão), compre produtos de criadores conscientes e evite ao máximo cortar ou arrancar plantas que servem como moradia (as árvores velhas e com ocos em seu interior servem de local de moradia para as abelhas nativas) ou fonte de alimento para as abelhas.

Por último vale lembrar que somos dependentes das abelhas, porém elas não são dependentes de nós!