Deputado marauense, Vilmar Perin Zanchin, assume a presidência da Assembleia Legislativa Gaúcha


Eleito em outubro de 2022 para o terceiro mandato, o parlamentar de Marau tomou posse nesta terça-feira, 31 de janeiro

 

 A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul realizou, no dia 31 de janeiro, a sessão sole­ne de posse dos 55 deputados eleitos e a instalação da 56ª Legislatura. Na sessão, que ocorreu no Plenário 20 de Setembro, como tradicionalmente ocorre, sempre, no início de cada ano legislativo, os deputados elegeram a nova Mesa Diretora. Conforme acordo pluripartidário firmado entre as quatro maiores bancadas da Assembleia Gaúcha, o deputa­do marauense, Vilmar Perin Zanchin, indicado pelo MDB, presidirá a Casa no primeiro ano da Legislatura.

"É uma alegria, uma honra imensa poder assumir essa nova missão. De forma democrática, discutimos quem po­deria representar a nossa bancada e eu fui o indicado para a função. Vou procurar honrar o voto de confiança dos meus pares e, principalmente, dos mais de 44 mil gaúchos e gaú­chas que nos delegaram a oportunidade de representá-los no Parlamento. De modo muito especial agradeço a Marau que me deu exprecssiva votação - mais de 12 mil votos. Meu muito obrigado a cada marauense que caminha conos­co ao longo de tanto tempo. É minha obrigação representar bem a todos e orgulhar a nossa terra", afirma o presidente Zanchin.

Zanchin, que sucede o deputado Valdeci Oliveira (PT), responsável pela liderança do Parlamento em 2022, tem a tarefa de administrar um orçamento de quase R$1 bilhão. Um trabalho que é feito em conjunto com os mais de dois mil servidores da Casa. Dos 55 deputados que tomaram posse, 31 já são parlamentares. As demais 24 vagas da 56ª Legislatura serão ocupadas por novos nomes ou por ex-de­putados que retornam à AL/RS.

Prioridade para pautas ligadas à Educação

 Em encontro realizado com o governador do Rio Gran­de do Sul, Eduardo Leite, ainda antes da posse, o pre­sidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, Vilmar Perin Zanchin, informou que a Educação será o grande assunto mobilizador do parlamento em 2023.

Segundo o parlamentar, pautas que favoreçam a educa­ção tornam-se cada vez mais importantes para que o setor se restabeleça como instrumento de desenvolvimento do Esta­do, sobretudo após a pandemia. “Assuntos como inovação e profissionalização, observando a vocação produtiva de cada região, serão destaques. Uma construção que nós queremos fazer junto do governo e da sociedade”, afirmou.

“Trabalharemos em sinergia para entregar aos gaúchos uma grande transformação do ensino público, declarou Eduardo Leite. O chefe do Executivo gaúcho desejou, ainda, “boa jornada” ao deputado marauense.