Deputada Laura Sito protocola projeto que reconhece primeiro herói negro do RS


 

 

A deputada Laura Sito (PT), protocolou o Projeto de Lei que torna o líder quilombola, Manoel Padeiro, o primeiro herói rio-grandense. Até o momento, o Rio Grande do Sul não reconheceu lideranças negras gaúchas como heróis e heroínas do estado. O PL tem como objetivo instituir o dia 16 de junho como data comemorativa oficial no calendário, em memória a este importante líder da resistência à escravidão, conhecido como “Zumbi dos Pampas”.

 

A iniciativa busca evidenciar, em parceria com o Movimento Negro, academia, quilombolas e

comunidades escolares que, nomes como o de Manoel Padeiro, Preta Roza, Oliveira Silveira, Lanceiros Negros e outras figuras importantes para a construção da história e identidade dos gaúchos sejam reconhecidas por meio do diálogo com a Secretaria Estadual de Educação. Mas que, também, a proposta seja o início de um caminho permanente de discussão para ampliar o

debate sobre a importância da Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de

história e cultura afro-brasileira dentro das disciplinas em diferentes níveis de educação.

 

É exatamente por isso que, reconhecer o legado e a luta de Manoel Padeiro como um herói gaúcho é uma forma de recontar a história do nosso estado por outra perspectiva, incluindo o protagonismo dos homens e das mulheres negras. “Nosso povo é de luta, nosso Estado tem heróis e heroínas que construíram caminhos em busca da liberdade. Os ancestrais resistiram e nós continuamos resistindo para evidenciar que pessoas negras fizeram e, ainda, fazem parte .da história do Rio Grande do Sul, e nós pretendemos contar todas elas”, comenta a deputada Laura Sito.