Declaração Anual de Rebanho deve ser feita até 14 de junho
Teve início na segunda-feira (15) e prossegue até o dia 14 de junho o período para os pecuaristas fazerem a Declaração Anual de Rebanho referente ao ano de 2024. Trata-se de uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos detentores de animais.
A Declaração Anual de Rebanho conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada no estabelecimento, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, entre outros. No formulário de caracterização da propriedade, há campos como situação fundiária, atividade principal desenvolvida na propriedade e somatória das áreas totais, em hectares, com explorações pecuárias. Já os formulários específicos sobre os animais têm questões sobre finalidade da criação, tipo de exploração, classificação da propriedade, tipo de manejo, entre outros.
Desde o ano passado, a declaração pode ser feita diretamente pela internet, em módulo específico dentro do Produtor Online. Caso prefira, o produtor também pode fazer o preenchimento nos formulários em PDF ou presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária. O município de Vila Maria, assim como Camargo e Nova Alvorada, é atendido pela Inspetoria localizada em Marau, na Rua Victório Tessaro, nº 663, sala 1 A (prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais).