Cursos híbridos da UPF: graduação que se adapta a sua rotina


Qual a hora certa de realizar um sonho? Infelizmente, não existe resposta correta para essa pergunta. Diversos fatores podem influenciar sobre quando essa chance chegará: disponibilidade financeira, trabalho, família. Para Vania Martini, esse momento é agora. Formada em gestão estratégica de recursos humanos, em 2010, ela sempre desejou cursar Serviço Social, porém, a modalidade presencial não era uma opção em virtude da sua rotina. Em março de 2022, ela conheceu os cursos híbridos da Universidade de Passo Fundo (UPF) e vem se apaixonando cada dia mais pela profissão que escolheu. 

Aos 31 anos de idade, Vania mora em Serafina Corrêa e atua como gestora de RH. Mãe de Igor, 13 anos, para ela a proposta que combina presencialidade com ensino remoto foi um presente. “Ele não é 100% presencial e nem 100% a distância, então ele é perfeito. Hoje eu posso dizer que me sinto realizada por ter feito essa escolha!”, afirma a acadêmica. 

Com aulas presenciais no Campus I, localizado em Passo Fundo, a estudante de Serviço Social consegue alinhar teoria e prática, além de ter um contato ainda mais próximo com o corpo docente. “A matriz curricular foi cuidadosamente pensada para que as disciplinas conversem entre si, facilitando o aprendizado e também na hora de estudar. Vejo que os professores são super acessíveis e que têm amor pela educação e pelo que fazem. É muito bom sentir isso!”, confirma Vania. 

Cursos Híbridos

Os cursos na modalidade híbrida se mostraram como uma grande vantagem para o estudante. Nestes cursos, o aluno conta com aulas presenciais, em toda a estrutura multicampi da UPF, aulas on-line síncronas, com professor ao vivo, e aulas assíncronas que podem ser realizadas em qualquer horário.

Este formato possibilitou a muitos estudantes retornar aos estudos, sem necessidade de deslocamento diário, mas sem perder a qualidade da UPF e o vínculo com os professores.

O diretor da UPF Casca, Henrique Bertosso, disse que tem conversado com os estudantes de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pedagogia e Serviço Social, e todos têm relatado boas experiências na condução do curso híbrido.

A UPF está atenta às novas formas de ensino e se manterá atualizada, utilizando as ferramentas tecnológicas sem perder a qualidade que a diferencia e o protagonismo em toda a região.