CTCAN: Janeiro Branco é momento de fazer um check-up da saúde mental


A saúde mental também deve estar entre as prioridades do novo ano

 

Férias para uns, retorno ao trabalho para outros. A rotina ou novos caminhos ganhando forma. O início de um novo ano é momento de reflexão para muitos e hora de iniciar as metas traçadas para 2023. Isso pode gerar uma certa ansiedade e até preocupação sobre o que está por vir. Nesse sentido, a saúde mental deve ser prioridade, assim como os exames médicos de rotina. O check-up da saúde deve ser completo. Essa é uma ótima dica para começar o novo ano.

Respeito às condições psicológicas de todos e chamar atenção para a importância da saúde mental é um dos objetivos da campanha Janeiro Branco. “Janeiro, início não somente de um novo ano, mas também um período de reflexão acerca dos desejos para os demais meses. No entanto, nem sempre os pensamentos se voltam à saúde mental. Por isso, esse movimento, em prol do Janeiro Branco, mês todo dedicado à construção da importância da saúde mental na humanidade”, destaca a psicóloga do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Lisiane Rebeschini Via Piana.

Equilíbrio é tudo e, por isso, o tema da campanha nacional deste ano é “A vida pede equilíbrio!”. O propósito desta campanha é alertar a população sobre a relevância com os cuidados referentes à saúde mental e, desse modo, prevenir as doenças decorrentes do estresse. “Entre as doenças mais comuns que afetam a saúde mental estão a depressão, a ansiedade e o pânico. Não existe uma única fórmula de adoecimento mental, sendo assim, é imprescindível atentar-se aos seus sentimentos e pensamentos diários, às suas relações e como você se reconhece diante do que se apresenta”, alerta a psicóloga do CTCAN.

Perante as mudanças contemporâneas que são desafiadoras e aceleradas, desde o desenvolvimento da tecnologia e da informação até às relações humanas, a saúde mental merece atenção e prioridade. “É primordial dialogar sobre a temática para que todos tenham o conhecimento da grandeza e gravidade que pode acarretar a ausência de cuidados com as nossas emoções”, salienta Lisiane.

Confira 7 dicas para manter a saúde mental em dia:

1 - Alimentação saudável: mantenha uma alimentação equilibrada e saudável

2 - Movimente-se: pratique atividade física regularmente

3 - Beba água: mantenha-se hidratado

4 - Durma bem: tenha um sono de qualidade

5 - Cuide das suas relações: avalie e cuide bem dos relacionamentos

6 - Busque boas vibrações: estar próximo de pessoas que vibrem coisas boas

7 - Acompanhamento psicológico é uma ótima dica: encontre um espaço para falar sobre si, suas angústias, incertezas, dificuldades e vivências difíceis que teve vida afora.