Criada comissão que visa estudar alterações no trânsito de Marau


Na manhã desta quinta-feira (05), representantes de diversas entidades locais se reuniram na sala de reuniões da Prefeitura de Marau para debater a situação do trânsito no município. Estiveram presentes a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau (ACIM), o Conselho de Trânsito, o Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar, a Polícia Civil, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Marau, a Marisul (empresa que opera o transporte público), o Consepro, a Câmara de Vereadores, a BRF e o Poder Público, representado pelo prefeito e pelo Departamento de Planejamento (Deplan). O encontro foi proposto após registros de acidentes, incluindo dois trágicos com vítimas fatais, causados pelo excesso de velocidade e infrações a normas de trânsito.

Ainda em 2023, o Poder Público e as entidades participantes debateram a necessidade de modificar o trânsito em ruas e avenidas do município, o que era um pleito antigo da comunidade. O principal objetivo dessas mudanças, implementadas no final de janeiro de 2024, era melhorar a fluidez e a segurança viária.

Entretanto, com o aumento da velocidade dos veículos nas vias, especialmente nas duas avenidas, ocorreram alguns incidentes de trânsito, muitos deles causados por motoristas que não respeitaram os limites de velocidade, nem as faixas de segurança. Embora a imprudência ao volante tenha sido o principal fator nos acidentes, a Prefeitura reconhece a necessidade de reavaliar e estar em constante aprimoramento do sistema viário.

Diante desse cenário, foi criada a comissão formada por representantes de entidades e associações locais, que terá autonomia para avaliar e sugerir novas medidas de mobilidade urbana. O grupo terá até 30 dias para concluir o estudo técnico e apresentar suas recomendações ao Poder Público.

A comissão será presidida pelo comandante da Brigada Militar, Capitão Rudimar Aires, e terá também como integrantes os seguintes membros:

- Representante da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária - Marlon Cuchi;

- Representante do Conselho Trânsito – Rossandro Triches

- Representante do Corpo de Bombeiros de Marau – Paulo Mello

- Representante da Brigada Militar – Rudimar Aires

- Representante da Policia Civil – Camile

- Representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Rafael Landim

- Representante dos Transportadores de Passageiros – Sandro Ghion

- Representante dos Engenheiros e Arquitetos de Marau – Volmir Suptitz

- Representante do Departamento de Planejamento – Marcelo Boscatto

- Representante da Câmara de Vereadores – Vagner Daré

- Representante da Indústria Alimentícia – Márcio Ferlin

 

Confira a nota oficial, emitida pela Prefeitura de Marau:

“Recentemente, acidentes em nosso trânsito impactaram nossa comunidade, e expressamos nossos sinceros pêsames às famílias das vítimas. Desde o início do ano, realizamos mudanças no trânsito, planejadas com base em estudos técnicos e com o apoio de diversas entidades, com o objetivo de melhorar a segurança e mobilidade em Marau.

Infelizmente, os acidentes foram causados pela imprudência de motoristas que não respeitaram os limites de velocidade e nem sequer as faixas de segurança. Esse é um problema que não afeta apenas Marau, mas todas as cidades que crescem e, com isso, acabam enfrentando desafios e gargalos no trânsito.

Após ouvir a população, decidimos criar uma comissão formada por entidades locais, que terá total autonomia para avaliar as alterações e sugerir novas medidas. Esse estudo deverá ser apresentado à Prefeitura no prazo de 30 dias.

Além disso, já estamos implementando medidas como a construção de elevadas nas avenidas Barão do Rio Branco e Presidente Vargas, para forçar a redução da velocidade dos veículos, entre outras ações de sinalização.

Nosso compromisso é garantir, com diálogo e transparência, um trânsito mais seguro para todos.”