COTRIJAL REÚNE MULTIPLICADORES DE SEMENTES PARA ALINHAMENTO TÉCNICO


Em um momento especial e estratégico para a produção de sementes, com o início da semeadura da soja, a Cotrijal Sementes reuniu seus multiplicadores visando alinhar recomendações para maior eficiência nos processos. Produtores, assistentes técnicos e gerentes de Unidades participaram do encontro, na sede da Associação dos Funcionários da Cotrijal, em Não-Me-Toque, na quinta-feira, 13/10.

O momento contou com palestra com o entomologista Glauber Stürmer, da CCGL, que chamou a atenção para práticas eficientes no controle de pragas, especialmente o percevejo. A equipe da Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal também deu orientações sobre cuidados na semeadura, na condução dos campos e na colheita e explicou os padrões de recebimento. E a Ihara apresentou novo produto para controle de insetos.

“É importante esse trabalho conjunto para que possamos entregar a melhor semente”, ponderou Elisandro Altmann, de Santo Antônio do Planalto, que há quatro safras é multiplicador de soja. “Somos privilegiados por termos uma assistência técnica de alto nível”.

Esta é a primeira safra que Leonardo Borgo, de Lagoa Vermelha, multiplica sementes de soja, mas ele já tem experiência de duas safras no trigo. “No clima não temos como interferir, mas a parte que nos cabe, enquanto produtores, sabemos conduzir, já que contamos com produtos adequados para os manejos fitossanitários e também a assistência da cooperativa”, avaliou.


COMPROMISSO COM A QUALIDADE

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, destacou a importância do papel do produtor multiplicador. “Temos o compromisso de produzir sementes com qualidade diferenciada, para atender toda a comunidade”, afirmou.

O superintendente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima, parabenizou os produtores pelo trabalho que vem sendo feito e reforçou que a semente é ponto de partida para uma boa safra. “Altas performances na lavoura dependem da qualidade das sementes usadas no plantio”.

Para esta safra, são 51 famílias multiplicando sementes da cooperativa, em diversos pontos do Rio Grande do Sul. “Temos áreas, por exemplo, em Esmeralda, São Luiz Gonzaga e Cruz Alta e estamos iniciando no sul do estado, o que dá segurança em relação a volume de sementes e também qualidade”, explicou a coordenadora de Produção de Sementes, Marcela Lange Schiochet.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal