Coprel Ecologia: transformando o mundo uma muda por vez
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Vila Maria, Ivan Pasa, juntamente com o biólogo Alex da Conceição e o produtor rural Edi Turra, estiveram no Município de Ibirubá, na sede de Coprel, na última sexta-feira (26), participando do evento Coprel Ecologia. A empresa realizou a entrega oficial das mudas do Coprel Ecologia 2022, para o reflorestamento de áreas de preservação permanente. Ao todo, 28 mil mudas foram distribuídas a 18 municípios. Também foram premiados cinco prefeituras e cinco produtores rurais por seu desempenho na edição de 2021.
Por meio da parceria com prefeituras, o projeto se conecta com produtores dedicados, que cultivam as árvores com carinho e atenção. Além de fornecer as plantas e estacas para o plantio, todo o manejo é supervisionado por uma equipe de engenharia florestal por cinco anos. Dessa forma, sabe-se que no último quinquênio a média de sobrevivência é de 96,3%.
Os municípios destaque do último ano foram: Cruz Alta, Jacuizinho, Tapera, Tapejara e Quinze de Novembro. Já os produtores são: Rotary Clube Erico Veríssimo, de Cruz Alta (2000 mudas); Wilian Bresolin, de David Canabarro (750 mudas); Roberto Durigon Lemes, de Cruz Alta (500 mudas); Projeto Vila Paz, da prefeitura de Tapera (500 mudas); Edi Jorge Turra, de Vila Maria (500 mudas).
Para o engenheiro florestal Nelson Nicolodi, responsável pela parte técnica do projeto, a evolução e o sucesso do Coprel Ecologia são visíveis: “A gente começou com 70%, 80% de sobrevivência. Agora já faz anos que estamos acima de 95%”. Ele destaca ainda: “Não funcionaria tão bem sem o empenho dos demais envolvidos – prefeituras e produtores rurais. É um trabalho de equipe”, destaca.
Edi Turra, de Vila Maria, foi premiado pelo segundo ano seguido. Para ele, todos deveriam plantar e ensinar as gerações mais novas da importância da natureza. “Tem que preservar. É preservando que se vai adiante”, comenta.