Comitiva de Vanini conhece projeto de incubação de empresas da UPF


No dia 17 de agosto, o prefeito de Vanini, Flávio Gabriel da Silva, participou de uma reunião no Campus Casca da UPF para discutir a instalação de uma Incubadora Regional de Empresas. O objetivo é fomentar a criação, o desenvolvimento e a autonomia de empreendimentos inovadores através da oferta de infraestrutura, suporte e serviços que auxiliem na consolidação desses negócios emergentes.

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, no dia 31 de agosto, o prefeito Flávio, acompanhado do vice-prefeito, Ereneu Bogoni, da secretária da Fazenda, Rubia Cararo, e da arquiteta Keli Zabot, realizou uma visita à Rede Conecta da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A comitiva vaninense foi recebida pela diretora do Parque Tecnológico, Teofanes Foresti Girardi, e pela assessora técnica da Rede Conecta UPF, Daniela Colett, que fez a apresentação da Rede. Além de conhecer o Parque, os vaninenses puderam visitar as empresas incubadas e ouvir as experiências dos empreendedores, que falaram sobre a importância do apoio da Rede Conecta para o desenvolvimento dos negócios.

O prefeito Flávio salientou a importância da visita, já que a administração municipal está procurando fomentar os novos empreendedores no município. “Desde a gestão passada, estamos buscando informações para auxiliar os nossos jovens a permanecerem em nosso município. Hoje, com o avanço da tecnologia, uma empresa localizada em Vanini pode vender os seus serviços ou produtos para todo o país. Neste sentido, a incubadora pode auxiliar grandemente os empreendedores”, analisa.

Em relação ao processo de incubação que a UPF busca implantar no Campus Casca, a diretora Teofanes explicou que ele terá duas fases. A primeira é a pré-incubação, que foca em auxiliar futuros empreendedores a tomarem decisões para criarem seus próprios negócios. A segunda é a própria incubação, que foca em empresas jovens ou que estejam sendo criadas e auxilia na diferenciação ao propor produtos e serviços inovadores, preferencialmente de base tecnológica.

Em princípio, a Incubadora Tecnológica Regional de Casca deverá ser lançada oficialmente no mês de outubro, e o município de Vanini pretende participar do projeto. “Vamos delinear a forma da participação e de como poderemos auxiliar os nossos empreendedores”, finaliza o prefeito Flávio.