Coasa passa a atuar no segmento de seguros
Cooperativa já está operacionalizando diversas modalidades de seguros para seus associados e demais pessoas interessadas
Proteger a vida e o patrimônio de eventos adversos, buscando a compensação para possíveis prejuízos, é o objetivo básico das modalidades de seguro existentes no Brasil. Desde o final de abril, a Coasa está atuando neste segmento, em projeto que reúne mais de 20 cooperativas gaúchas que, juntas, formaram a Cooperativa Central de Serviços Agropecuários - CCSA. A operacionalização de seguros é uma das linhas de atuação desta entidade.
Conforme Gustavo Decesaro, coordenador de seguros da Coasa, a intenção da cooperativa é ofertar opções de seguros similares aos que existem no mercado, porém, com menores custos - o que se torna viável a partir do volume de contratações esperadas. O contrato, explica ele, é feito com as principais seguradoras do Brasil. O serviço não é restrito aos associados e todas as pessoas interessadas podem buscar mais informações e cotações junto às unidades da cooperativa.
Entre os produtos oferecidos pela Coasa estão o seguro residencial, que é destinado a residências individuais, casas e apartamentos, habituais ou de veraneio, e o seguro de veículo, para cobrir as necessidades do proprietário diante dos prejuízos que possam vir a ocorrer no dia a dia. Já o seguro de vida é um acordo, entre seguradora e segurado, da garantia do pagamento de uma indenização na ocorrência de um sinistro previsto pela apólice contratada.
A cooperativa também oferece linhas de seguro para máquinas e equipamentos, produto que foi criado para proteger equipamentos e maquinários utilizados nas propriedades rurais, evitando prejuízos inesperados. O seguro propriedade visa assegurar todas as instalações existentes, desde a residência, bem como galpões, garagens, pocilgas, aviários, silos, entre outros.
Também estão disponíveis produtos dentro da linha de seguro lavoura ou também conhecido como seguro agrícola, um tipo de serviço que ofereço ao produtor rural proteção contra adversidades e fenômenos climáticos que afetam as lavouras. O seguro abrange culturas temporárias como soja, milho, trigo e culturas permanentes. Opções para as culturas de verão para a safra 2022/2023 já estão sendo formalizadas.