Coasa finaliza série de encontro com mulheres em eventos que evidenciaram o cuidado com o eu, com a terra e com o futuro
A Cooperativa Coasa concluiu a série de encontros com as mulheres associadas e moradoras das comunidades onde as filiais estão instaladas. Ao todo, foram 12 momentos de troca de experiências em uma temática que vem ganhando força: a permacultura. Esse tema está relacionado à arte do bem viver baseada em três eixos: cuidado com o eu, com a terra e com o futuro.
A emoção tomou conta das participantes desde a primeira atividade: na abertura de cada evento, foi feita uma dinâmica em que as mulheres plantavam bons sentimentos, no sentido de que colhemos aquilo que plantamos e, assim, renovaram seu compromisso em manter o pensamento positivo para consigo mesmas e com as pessoas em sua volta.
As mulheres também aprenderam sobre o uso consciente dos recursos naturais, com destaque para o quanto a natureza é abundante naquilo que nos oferece, por exemplo, para a alimentação e como plantas medicinais. Existe uma infinidade de plantas que podem ser consumidas como alimentos ou como remédios, além daquelas já conhecidas. Nos encontros, também foram repassadas técnicas alternativas para o cultivo e a manutenção de hortas e jardins e feita troca de sementes entre as participantes.
Os trabalhos foram conduzidos por Clairton da Silva (Jappa), Leomar Fernando Mattia e pela estudante de permacultura, Camila Rigotti. Segundo eles, os eventos foram importantes para compartilhar conhecimentos com a intenção de perpetuar práticas de uso inteligente dos recursos naturais nas atuais e nas futuras gerações. As associadas também se manifestaram de forma positiva após o evento. Por exemplo, para Gedi Zanin Durante, da regional do Distrito de Laranjeira, em Marau, participar do encontro foi uma oportunidade singular de aprendizado e de interatividade com a cooperativa.