Coasa confirma primeiras ações de governança e transparência para 2024


Um ano desafiador. Assim 2023 foi classificado pela direção da Coasa. As alterações climáticas ocorridas no Rio Grande do Sul alavancaram uma série de consequências não apenas para o campo, mas também para os ambientes urbanos. Por outro lado, 2023 provocou a busca por alternativas para superar esses desafios. E é nesse contexto que a cooperativa consegue, novamente, crescer.

Em 2022, o faturamento da Coasa ficou na faixa de R$ 1 bilhão e 260 milhões de reais. Neste ano de 2023, o faturamento será superior. “Isso quer dizer que a cooperativa vai crescer mais uma vez em faturamento, como vem acontecendo praticamente em todos os anos da história da Coasa”, destaca o presidente Orildo Germano Belegante.

O gestor relaciona esses dados à trajetória de fortalecimento da Coasa como uma cooperativa que possui uma estrutura sólida e um relacionamento próximo ao quadro social. “É essa identidade de estar junto no dia a dia do produtor, na safra de inverno e de verão, no fornecimento de insumos, na linha de rações, na compra da produção, no supermercado, nos postos e no TRR que faz esses negócios se consolidarem”.

O faturamento, explica Orildo, é o resultado dos negócios operacionalizados, mesmo com a queda no preço dos grãos e dos insumos. As sobras ainda não estão finalizadas e a data para o fechamento de todos os números é a segunda metade do mês de janeiro. Algumas datas para as ações de governança e transparência já estão confirmadas: 26/01 com a reunião de líderes e 15/02 com a assembleia geral.

Foto: Divulgação/Coasa