Cavalgada em Marau promove homenagem a Antônio Borella De Conto
No sábado, 29 de junho, foi realizada a 7ª Cavalgada Antônio Manoel La Maison, organizada pelo grupo de Cavalarianos Última Tropeada de Marau. O evento teve como objetivo relembrar os 130 anos da Revolução Federalista e homenagear o ex-prefeito Antônio Borella De Conto, que há 30 anos marcou esse local tão significativo para a história de Marau e do Rio Grande do Sul.
A Revolução Federalista foi um dos episódios mais turbulentos da história do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. Em Três Passos, a luta pela descentralização do poder e pela autonomia regional ganhou contornos épicos, refletindo a tensão entre os federalistas, que defendiam a autonomia dos estados, e os republicanos centralizadores. O local é marcado por histórias de coragem e sacrifícios, servindo como um lembrete da importância da luta por justiça e autonomia.
Há 30 anos, Antônio Borella De Conto, então presidente do legislativo e prefeito de Marau, deixou um marco em Três Passos ao colocar uma pedra que simboliza a memória da Revolução Federalista.
“Hoje celebramos a inestimável contribuição de Antônio Borella De Conto e expressamos nossa profunda gratidão por seu compromisso com a história e a cultura de Marau”, afirmou o prefeito Iura Kurtz.