Casca: Movimento Pedágio Justo RS-129 reivindicou mudanças no edital publicado pelo Governo do Estado


Após reunião realizada na segunda-feira (11), o segundo passo da movimentação regional contra o atual modelo de pedágio proposto pelo Governo do Estado foi o Movimento Pedágio Justo RS-129. Promovido pela ACIC e pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Casca, a manifestação pacífica ocorreu no trecho entre Casca e Serafina Corrêa, na reta do Parobé, local onde está prevista a instalação da praça de pedágio.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, o objetivo é mostrar para as autoridades estaduais que a região não aceitará passivamente a proposta. “Não podemos deixar a proposta passar sem pelo menos mostrar indignação. Nossa luta não é só por uma tarifa mais justa, mas pela suspensão imediata do atual edital. Queremos discutir com a região e o governo estadual a inclusão de obras realmente importantes para nossas cidades e que hoje não estão contempladas no projeto”, destacou.

Entre as mudanças pedidas pela região estão a realização de obras de acordo com a arrecadação, prevendo cobrança eletrônica por km rodado; inclusão das obras da duplicação da ponte entre Casca e São Domingos do Sul; reformulação do trevo da RS-129 com a RS-324, com a construção de prolongamento até a entrada da Cooperativa Santa Clara; recuperação do trecho entre Casca e David Canabarro, com construção de terceiras pistas e perimetrias nos municípios de Vanini e David Canabarro.

Além de Casca, participaram do ato representantes de Guaporé, Serafina Corrêa, Nova Araça, Paraí, São Domingos do Sul, Vanini e David Canabarro.