Câmara de Vereadores de Marau presta homenagem a ex-vereadores
O Poder Legislativo de Marau realizou uma sessão solene na noite de segunda-feira, 09, em comemoração à passagem do Dia do Vereador. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara e homenageou três ex-vereadores do município: Primo Angelo Comarella, Silvio Borghetti e Volmir Longo.
Indicado pela bancada do MDB, Primo Comarella elegeu-se vereador pela primeira vez em 1988 com 466 votos. Já na segunda eleição, em 1992, elegeu-se vereador com 615 votos e, em 2008 vereador pela terceira vez com 867 votos.
Indicado pela bancada do PSB, Silvio Borghetti concorreu a uma vaga ao legislativo marauense em 2012, elegendo-se vereador pelo período de um mandato, sendo que no primeiro ano presidiu essa casa.
Já Volmir Longo, indicado pela bancada do Progressistas, elegeu-se vereador em 1982 e foi reeleito em 1988. Foi presidente da Câmara e presidente da comissão de sistematização da Lei orgânica, após a constituição de 1988.
“O Vereador é o político que deve estar mais próximo dos cidadãos, entendendo os problemas da cidade, buscando soluções e exercendo a fiscalização. E estes três souberam desenvolver tal função da melhor maneira possível”, disse a Presidente Adriela Balotin Tonin em seu discurso.
Também fizeram uso da palavra o prefeito Iura Kurtz e os vereadores Laércio Zancan (PSB), Anderson Rodigheri (Progressistas) e Jonas Sebben (MDB).
A homenagem do Dia do Vereador foi instituída a partir do Projeto de Decreto nº 08 de 21 de dezembro de 2006, de autoria do então vereador Valdir Sozo.
Vaguinho Daré na galeria de ex-presidentes
Na oportunidade, o Vereador Vaguinho Daré, do PSB, teve sua foto descerrada na galeria de ex-presidentes do Legislativo marauense. João Vagner Daré, ou Vaguinho Daré, assumiu como Presidente do Legislativo no ano de 2022. Dentre as ações realizadas enquanto esteve na presidência, destaque para aquelas que promoveram inovação e o aprimoramento de projetos, como a mudança do sistema de áudio e visualização das transmissões, implementação da assinatura digital, o início da implantação da Lei Geral de Proteção de dados e a forte retomada do projeto Lixo Zero.
“Hoje é momento de agradecer. Meu muito obrigado a todos que colaboraram para que eu chegasse a este dia. Ter sido presidente do Legislativo foi desafiador, mas foi mais um passo que me sinto honrado em ter dado”, disse Vaguinho.