Câmara de Vereadores de Marau entrega título de “Cidadão Marauense”
A Câmara de Vereadores de Marau realizou na noite de terça-feira, dia 05, a Sessão Solene comemorativa à Semana da Pátria 2023. Embora efetivamente comemorada no dia 7 de setembro, com desfiles e eventos, a independência do Brasil é celebrada ao longo de toda a semana que antecede esta data. Neste ano, o tema nacional é “O centenário do falecimento de Rui Barbosa de Oliveira, o tema regional é o Centenário da Revolução de 1923 e em Marau, o tema escolhido para ser trabalhado com as escolas e entidades é “Inovar, humanizar, engajar e consolidar”.
Para falar sobre estas temáticas, o presidente da Liga da Defesa Nacional, Fabio Remedi Trindade e a secretária Municipal de Educação, Madeline Zancanaro, fizeram uso da palavra no início da solenidade.
Neste ano, a sessão também teve o objetivo de prestar homenagem às pessoas que não nasceram no município de Marau, mas que que contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Receberam a honraria do Poder Legislativo, o delegado de Polícia Civil, Norberto dos Santos Rodrigues (indicado da Bancada do MDB), presidente da Associação Shobu-Kan de Karate Juarez da Silva (indicado da Bancada do Progressistas) e o defensor Público, Elizandro Todeschini (indicado da Bancada do PSB).
O título de Cidadão Marauense foi instituído no ano de 1996, através da Lei Nº 2414, promulgada pelo então prefeito, Antônio Borella de Conto, e reformulado mais recentemente, em 2022, através de projeto de autoria da vereadora Bete.
O prefeito Iura Kurtz, Vereadores Vaguinho Daré, Jonas Sebben e Elisabete Alban, além da presidente Adriela B. Tonin, usaram seus espaços na tribuna para homenagear os escolhidos.