Autistas têm assento preferencial na UBS de Montauri
A Unidade Básica de Saúde – UBS de Montauri reserva assento preferencial a portadores de autismo e familiares, respeitando a Lei Berenice Piana (12.764/2012), que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um distúrbio neurológico, cujo diagnóstico não possui sintomas físicos oficiais, e se torna importante a necessidade de políticas públicas para ampliar a conscientização da sociedade, para que ocorra a efetivação de direitos.
O que é o TEA?
O Transtorno do Espectro do Autismo reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou o começo da infância. As pessoas dentro do espectro podem apresentar, em intensidades diferentes, déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. As causas não são totalmente conhecidas. Os casos vêm aumentando, principalmente pelo aumento de diagnósticos adequados.