Associados da Coasa já estão fazendo o planejamento da safra de inverno
Cooperativa oferece oportunidades de negócio voltadas especialmente à cultura do trigo
O produtor rural associado da Coasa já está trabalhando junto ao seu técnico para planejar a próxima safra de inverno. A cooperativa sempre incentivou os cultivos deste período do ano como forma de otimizar e aproveitar ao máximo os recursos da propriedade – desde o solo até o maquinário e o próprio conhecimento do agricultor. Para se ter uma ideia, na safra 2021 foram recebidos mais de um milhão de sacas de grãos de inverno – a maioria destinada à exportação, em movimentações que devem se intensificar no início do próximo ano.
Os plantios não só de trigo, mas também de cevada, canola e mais recentemente do triticale voltado à alimentação animal, também são vistos como algo rentável ao produtor – os grãos estão bastante valorizados no mercado agrícola. Aliado a isso, está o fato de que a rotação de culturas é fundamental para a adubação e correção do solo e a preparação da terra para as lavouras de verão. O assunto foi lembrado pelos profissionais do Departamento Técnico da Coasa no programa de rádio deste final de semana e está disponível no site da cooperativa.
Desta forma, pensando em agregar valor ao planejamento da safra, a Coasa está oportunizando aos associados condições de contratos de troca de insumos por grãos já para a safra que vem, possibilidades especialmente focadas no trigo. Conforme o gerente comercial da cooperativa, João Fernando Tibola, o produtor adquire os insumos e já trava o valor em grão, para o pagamento dos mesmos.
“É importante que o nosso associado comece a fazer as contas. A cultura do trigo é viável e estará valorizada no ano que vem – inclusive nos patamares iguais ou até superiores aos desta safra. Claro que os custos de produção se elevaram, mas o grão está viabilizando a produção”, explica Tibola. Segundo ele, a possibilidade de rentabilidade para a próxima safra é muito boa e por isso a cooperativa está lançando essas oportunidades para que o associado possa se planejar com antecedência. Outras informações podem ser buscadas diretamente com os técnicos ou nas unidades da cooperativa.