Associadas da Coasa viveram momentos diferenciados nos últimos dias, em oficina de arteterapia
Encerrou na sexta-feira, 10/06, o roteiro de oficinas de arteterapia que foi promovido pela Coasa e realizado em todas as unidades da cooperativa. Na oportunidade, as associadas participaram de momentos de reflexão e aprenderam a confeccionar uma mandala com grãos e sementes. Na parte da manhã foram feitas dinâmicas, buscando refletir sobre as marcas que vamos carregando no decorrer de nossas vidas. Já na parte da tarde, os artesanatos em si.
A oficina foi conduzida por Franciane Paula Galli, profissional graduada em Artes Visuais e instrutora de atividades artesanais. Segundo ela, a experiência foi fantástica e pode proporcionar para as participantes momentos de leveza, diferentes do seu dia a dia. “Foi um momento de troca, que agregou o conhecimento não apenas de uma técnica, mas de algo que somou no crescimento pessoal delas”, avaliou a instrutora. “Todas saíram muito felizes da oficina”, complementa Franciane.
Mulheres de diferentes idades participaram da atividade. A senhora Elza Rodigheri, por exemplo, contou que nem imaginava o quanto poderia ser criativa. “Uma experiência que vou levar para casa e mostrar para meus amigos. Mostrar o quanto posso aprender”, contou ela. Já a jovem Patrícia Savaris, também participante da oficina, relatou o momento de tranquilidade que viveu. “Trabalhar com a sementes nos conectou com a real terapia que a professora quis nos ensinar, de meditação de relaxamento e foi muito bom” revelou.
A oficina de arteterapia foi realizada dentro da programação do Projeto Consumo Sustentável da Coasa, que tem o objetivo de realizar, junto ao coletivo de mulheres associadas, atividades que oportunizem melhores condições de vida para as famílias. Os focos são a segurança alimentar, a preservação da biodiversidade local e a ressignificação do papel da mulher na propriedade.