Associação de Câmaras de Vereadores da Região da Produção promove reunião e palestra em Gentil


Presidente da ACVP, Gustavo Pressi, destaca a grande participação das Câmaras na palestra, que colocou em debate a atuação de municípios na promoção e defesa dos direitos das mulheres através da Defensoria Pública.

 

A Câmara de Vereadores de Gentil foi palco da reunião e palestra da ACVP- Associação de Câmaras de Vereadores da Região da Produção na quinta-feira, 13. A reunião e palestra, com o tema Procuradoria da Mulher e Aspectos Gerais de Atuação da Defensoria Pública, aconteceu em parceria com a Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Palma e contou com a participação de cerca de 70 vereadores, sendo que das 13 Câmaras associadas 11 Câmaras estiveram representadas.

O presidente da Câmara de Gentil e da Associação de Câmaras da Região da Produção, Gustavo Pressi, fez a abertura do evento desejando boas-vindas ao público participante e enfatizou a integração apartidária entre os vereadores de todas as Câmaras, para que assim consigam trabalhar em prol do desenvolvimento regional.

“Precisamos validar não apenas debates sobre os direitos das mulheres, mas também pensar estratégias que possam ser colocadas em prática em nossos municípios. Essa é uma questão de responsabilidade de todos os Poderes Públicos e a palestra foi sem dúvida muito esclarecedora. Quero agradecer ao palestrante Lucas, aos prefeitos, vereadores, vereadoras e a todo o público participante, nossa Associação é de união, integralidade e força para buscar o melhor para nossa região”, destaca o presidente da ACVP,  Gustavo.
 
A presidente da Câmara de Santo Antônio do Palma, Catarina Grochot, o prefeito de Gentil, Alcenir Dalmago e o prefeito de Santo Antônio do Palma, Gilberto Szimainski, destacaram a essencialidade da atuação das Câmaras e Prefeituras, para a busca de desenvolvimento de toda a região.

O palestrante, advogado e professor, Lucas Lorea, abordou o tema Procuradoria da Mulher e Aspectos Gerais de Atuação da Defensoria Pública colocando em debate a atuação de municípios no atendimento jurídico no sentido de orientação, promoção e defesa dos direitos das mulheres.  

Lucas explicou aos vereadores e prefeitos que a violência contra mulheres muitas vezes não está explícita ou é denunciada. Entretanto, quando os Poderes Públicos trabalham ações para a educação e promoção dos direitos das mulheres e, principalmente, dão suporte a partir de locais de apoio jurídico ou extrajudicial, as vítimas acabam tendo mais confiança em denunciar ou pedir ajuda. Assim, é mais fácil que a lei seja cumprida e contribuir para a diminuição da violência contra a mulher.

Estiveram presentes vereadores das Câmaras de Gentil, Santo Antônio do Palma, Vila Maria, Marau, Camargo, Nova Alvorada, David Canabarro, Casca, São Domingos, Montauri e Ciríaco, também fazem parte da Associação as Câmaras de Vanini e Passo Fundo.