Árvore genealógica e imigração são temas de projeto escolar


Os alunos do 4º ano da Escola Maria Busato, na disciplina de história, estão realizando um projeto relacionado a árvore genealógica e a imigração. Dentro disso, foram abordadas as diferenças entre imigração, emigração e migração. Após, foi detalhada como ocorreu a imigração no Rio Grande do Sul. Depois dessa contextualização, foi solicitado para cada um dos alunos a árvore genealógica da família, tentando localizar os mais antigos registros. A professora da turma, Adriane Boscardin Tremea, coloca que requisitou para eles escutarem as histórias que os avós ou até mesmo os bisavós tenham sobre a origem familiar. “Eles trouxeram histórias muito interessantes e, alguns, árvores genealógicas bem longas, conseguindo apontar desde o local onde saíram da Itália, onde chegaram, porquê vieram”, disse.

 

Adriane comenta que o principal objetivo deste projeto é conseguir resgatar a história de cada um. “Nós vivemos história. Todos nós temos uma. Com isso, busca-se resgatar a vivência dos antepassados, como vieram até aqui, como viviam, como eram as brincadeiras e a educação, de onde vem a cultura que vivemos hoje”.

 

Além da árvore genealógica, os alunos trouxeram alguns  objetos antigos, que fizeram parte de uma exposição. Ainda, um casal de bisavós de um dos alunos virá até a escola, para contar um pouco sobre a história de vida deles e o que sabem dos antepassados. Também será realizado um passeio em Vila Maria em alguns pontos turísticos, como casas antigas ou na igreja localizada na comunidade Linha 18 Roso.