Antônio Roso recebe o Troféu Guri na Expointer 2023
Gaúcho de Marau, o empresário Antônio Roso é reconhecido no Rio Grande do Sul por seus empreendimentos na indústria, comércio, serviços e no setor imobiliário, que geram empregos e desenvolvimento. Neste ano, ele recebeu mais um prêmio para o currículo. Roso foi uma das nove personalidades homenageadas com o Troféu Guri, entregue na noite de segunda-feira, 28/08, na Casa RBS, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Com perfil inquieto, inventivo e desbravador, fez do trabalho, do empreendedorismo e da cooperação uma missão de vida. Fundou a Metasa S.A Indústria Metalúrgica, e hoje preside o conselho da empresa. É empreendedor do Passo Fundo Shopping e de diversas iniciativas do setor imobiliário em Passo Fundo e na sua terra natal, Marau — sendo o mais recente o Ares Bairro Parque. Foi fundador da BSBIOS Energia Renovável (hoje Be8) e acionista na Innovar Participações e Incorporações Ltda. Também trabalha no desenvolvimento de uma plataforma logística na cidade.
Atualmente, está à frente da PAR Soluções Agrícolas, que adquiriu a área da antiga Manitowoc. O projeto para o empreendimento é investir na fabricação de implementos agrícolas voltados à armazenagem de grãos e de infraestrutura logística para o transporte da produção. Para Roso, o Rio Grande do Sul é um estado de oportunidades para os empreendedores e com muito potencial para o futuro. “Venho de uma família de 10 irmãos do interior de Marau que enfrentou inúmeras dificuldades, assim como muitos gaúchos enfrentam. Então, eu valorizo a força do trabalho e a cooperação. Por isso estou muito feliz de ser lembrado como alguém que contribui para o desenvolvimento e que eleva o nome do nosso Estado”, afirma o empresário.
Criado pela Rádio Gaúcha em 1998, o Troféu Guri reconhece personalidades gaúchas (ou que adotaram o estado como sua terra) que se destacam nas suas áreas de atuação e promovem o Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo. O nome é inspirado na canção Guri, de autoria de João Batista Machado e Júlio Machado da Silva Filho e eternizada na voz de César Passarinho, que venceu o festival Califórnia da Canção Nativa em 1983.
Mais um troféu na estante
Em 1998, Antoninho, como é conhecido, foi eleito o Homem do Aço e, em 2000, ganhou o Mérito Industrial do RS, e ainda foi reconhecido como Empreendedor do Ano em 2011 e com o Prêmio Brasil Expodireto em 2022. Também recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior distinção da Assembleia Legislativa, em 2018. O empresário é Cidadão Honorário de Passo Fundo, fundador-presidente do Conselho do Hospital Cristo Redentor de Marau e diretor e vice-presidente da Fiergs por mais de três décadas.