Alunos da rede municipal de ensino de Serafina Corrêa recebem acompanhamento nutricional


A Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Educação, vem investindo na qualidade da merenda escolar distribuída nas escolas municipais. Dentre as atividades realizadas e seguindo orientação técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estão o cardápio elaborado e monitorado por nutricionista, o acompanhamento desde a aquisição, recebimento, até o preparo da alimentação nas escolas.

Além de todo este cuidado, as nutricionistas Daniele Colferai e Diana Cássia Favretto, realizaram a avaliação antropométrica nas crianças de 1 a 12 anos de idade, nas escolas da rede municipal de ensino. As mesmas foram avaliadas para acompanhamento do crescimento, objetivando a análise do estado nutricional.

Neste levantamento realizado, os resultados mostraram que a frequência de excesso de peso entre os escolares avaliados é elevada e distribuiu-se igualmente entre meninos e meninas. Cabe ressaltar, que o excesso de peso é um fator de risco para o desenvolvimento de dislipidemias, doenças coronárias e diabetes melito. Estes dados reforçam o processo de transição nutricional ocorrido no Brasil durante o período da Pandemia e a importância de implementação de medidas para prevenir e/ou tratar a obesidade.

O diagnóstico nutricional realizado será entregue aos pais ou responsáveis dos escolares pela direção da escola. Também, será ofertado acompanhamento nutricional pela Nutricionista da Secretaria da Educação visando a promoção de saúde das crianças. Este trabalho será feito anualmente para acompanhar o crescimento, desenvolvimento e estado nutricional, como também é utilizado para elaboração do cardápio mensal.

Segundo a profissional da área, a melhor maneira de garantir uma boa nutrição é apostar na variedade de alimentos, aliado a uma reeducação alimentar. Pratos coloridos e com produtos naturais são a escolha certa para uma nutrição balanceada. Outra orientação importante é lembrar que crianças seguem exemplos, por isso, a alimentação equilibrada deve ser parte da rotina familiar, ou seja, a alimentação saudável começa em casa.

“A merenda escolar em nosso município é tratada com muita responsabilidade, valorizamos a agricultura familiar, diversificamos os cardápios para que contenham os nutrientes necessários. O objetivo deste trabalho é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes.” – destaca a secretária Morgana Vicari.