Agricultura de Gentil sendo beneficiada pelo Programa Terra Boa Produz Mais


A Administração Municipal de Gentil, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, vem desenvolvendo um grande e importante trabalho dentro do rograma Terra Boa Produz Mais.

O programa já está na terceira etapa, sendo que na primeira rodada foram atendidos 71 agricultores, com 675 toneladas de calcário, sendo 31 mil reais de recursos da consulta popular 2019/2020, e a Administração de Gentil investiu mais de 90 mil reais para complementar e possibilitar a aquisição.

Na segunda rodada, serão mais 39 agricultores e 390 toneladas, sendo uma parceria de recursos estaduais e municipais. Agora, ainda são 21 agricultores, com suas inscrições já aprovadas pelo Conselho Municipal de Agricultura e será utilizado recursos municipais para atender a demanda.

Para o prefeito Alcenir Dalmago, o programa Terra Boa Produz Mais é um ótimo aliado para auxiliar o pequeno produtor, que muitas vezes não possui condições de recursos suficientes para investir na preparação do solo. “Fazer a análise de solo e posterior as correções necessárias, inclusive com calcário, possibilita recuperação e conservação da terra, resultando em aumento da produtividade e fortalecimento da agricultura familiar”, destacou Alcenir.

Jairo Vizzoto, secretário Municipal da Agricultura, reitera que já foi finalizada a primeira etapa de distribuição de calcário, faltando a incorporação em algumas propriedades e que segunda e terceira rodada serão feitas concomitantemente, para agilizar e abranger o maior número possível de propriedades, pois essa ação trará resultados muito positivos para o próximo plantio e colheita.

O programa Terra Boa Produz Mais é previsto na lei 1379/2021 e está auxiliando a fortalecer a agricultura familiar de Gentil.