Agosto Lilás: Defensoria Pública, Conselho Tutelar e Secretaria da Saúde e Assistência Social de Casca debatem temas sobre o combate à violência contra a mulher


Debate, conscientização e incentivo a políticas públicas. Com esse cunho, o CRAS, a Secretaria da Saúde e Assistência Social, a Coordenadoria da Mulher e a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Casca promoveram mais uma ação em alusão ao Agosto Lilás: mês de combate à violência contra as mulheres.

A palestra do Defensor Público Dr. Lucas Lorea Gonçalves, que ocorreu nesta terça-feira (23), no Salão Centenário, abordou como novas políticas públicas são importantes para fortalecer a luta diária contra este tipo de violência, qual o papel da defensoria pública como fiscalizadora e fomentadora desse processo e como agentes e órgãos públicos – como o CRAS e a Secretaria da Saúde – podem se envolver ativamente para melhorar esta realidade que as mulheres enfrentam.

A vice-prefeita e coordenadora do CRAS, Lourdes Benvegnu, declarou que ações como esta são fundamentais para que as políticas de apoio as mulheres de fato sejam implementadas. “Sou uma defensora das mulheres, vocês sabem disso. Quando pensamos na programação do Agosto Lilás deste ano tínhamos este objetivo: discutir e projetar novas ações. E é isso que fizemos hoje e vamos seguir fazendo. É uma luta que precisa ser diária, nós mulheres precisamos deste olhar diferenciado para que o cenário melhore”, disse.

A programação do Agosto Lilás segue nesta quinta-feira, 25 de agosto. As 18h30min, no Salão Centenário, ocorre a posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Casca. Logo após, às 19h30min, tem a palestra show “O Reencontro” para servidores das escolas estaduais e municipais.