“A nossa gestão é pautada no diálogo e na busca do que é melhor para o município e nas pessoas que aqui vivem e acreditam”
Gentil completa 31 anos de emancipação político-administrativa no dia 20 de março. O prefeito Alcenir Dalmago, em conversa com nossa reportagem, falou sobre as marcas de sua gestão até o presente momento e as prioridades para serem realizadas no município.
Como o sr. resume o atual momento da cidade de Gentil?
Considerando todas as adversidades que todos enfrentamos como a pandemia do Covid-19, as últimas estiagens, fatores que impactam principalmente nos pequenos municípios e que nos obrigaram a buscar alternativas para driblar as crises. Gentil está em um momento de muitos projetos que estão sendo desenvolvidos, como é o caso do Programa Avança Gentil, com diversas ações em todas as áreas da Administração Pública, que estão em consonância com um objetivo maior que é o desenvolvimento integral, ou seja, na Educação implantamos o Educa +, com atividades sobre empreendedorismo e sucessão familiar nas propriedades, que levam os alunos para conhecer o que é produzido aqui, incentivando a agricultura, que é a base da nossa economia. Temos ainda, a entrega da primeira etapa de revitalização da Praça da Matriz que é a parte de lazer para as crianças e posterirormente entregaremos a segunda parte, com o objetivo de proporcionar um lugar de lazer e convivência para a nossa comunidade, além de modernizar um dos cartões postais do nosso município. Estamos dando sequência às obras do Complexo Esportivo, que contará com espaço para a prática de diversos esportes como futebol de campo, voleibol, bocha e pista de atletismo e caminhada. Na economia lançamos recentemente o juro zero que destina incentivo financeiro para empresas do município através do Programa Empreender. Na educação iniciaremos as reformas nas escolas municipais, além de outros investimentos.
Qual a prioridade para o cenário atual, no momento em que comemoramos o aniversário de 31 anos do município?
Acredito que a Administração Pública, principalmente a municipal, deve focar naquilo que é importante para a comunidade. Estamos constantemente dialogando com a população através de iniciativas como o Orçamento Participativo e o Programa Prefeito na Comunidade, onde informamos sobre nossos programas e projetos, ouvimos sugestões da população e diante do que é possível fazer vamos atrás de recursos. Pois, sem as verbas nada se faz. Estamos atuando em diversas frentes e todas elas são importantes quando se pensa em desenvolver um município. Estamos desde 2020, pleiteando a pavimentação da ERS 458, trecho que liga Gentil a BR 285, pois entendemos que tornará o trajeto mais fácil e viabilizará a vinda de mais empresas para a cidade e também facilitará diversas outras atividades como o transporte de pacientes para grandes centros de saúde, para os nossos universitários e também para o escoamento da produção. Também estamos organizando para impulsionar o Turismo em nosso município, participando da recente criação do Circuito das Águas, Tropas e Mate integrando uma regional de municípios com o objetivo de mostrar o que temos de melhor, e com isso movimentar a economia. A prioridade é pensar Gentil para os próximos anos, pois um gestor passa, faz a sua parte, mas a população precisa ter o melhor pensando no futuro e que nossas ações tenham reflexo positivo para além de uma gestão.
Já concluímos metade do tempo da atual gestão. O que marca neste período e quais as prioridades daqui pra frente?
A nossa gestão é pautada no diálogo e na busca do que é melhor para o município e nas pessoas que aqui vivem e acreditam. Chegamos na metade desta gestão com muitas conquistas a serem comemoradas e outros desafios para superar. Como já frisamos, estamos indo em busca daquilo que interessa à população e nossa meta é seguir avançando com comprometimento e transparência. Foram implantados diversos programas de apoio ao setor primário, ampliados serviços na área da saúde, colocamos em prática algumas ações buscando a geração de emprego e renda, além outros programas visando o desenvolvimento do município. O desafio para os próximos dois anos é a busca de recursos para a implantação do distrito industrial proporcionando novos investimentos, novas vagas de trabalho. Também estamos buscando recursos para programas de habitação para as famílias de baixa renda, e a luta permanente para garantir o acesso asfáltico, para que possamos concretizar todas essas metas e ações que estamos traçando com o objetivo de fazer sempre o melhor pela nossa população.
Poderia deixar uma mensagem aos munícipes pelo aniversário?
Chegamos aos 31 anos do município com muitas conquistas e motivos para comemorar e temos a certeza que o povo seguirá buscando o desenvolvimento e o progresso. Temos desafios pela frente e muitas metas para serem alcançadas, sem esquecer também de agradecer a todos que contribuíram para que chegássemos até aqui, a cada um que de forma direta participando ativamente ou desenvolvendo seu trabalho diário. Parabéns, gentilenses! Que essa data sirva de motivo de muito orgulho para todos. Continuaremos trabalhando juntos para desenvolver mais!