3ª Feira do Livro de Serafina Corrêa aproximou alunos e escritores


Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, aconteceu a 3ª Feira do Livro de Serafina Corrêa, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com Sistema Fecomércio – SESC.

Com o tema “Leitura à Vista”, a 3ª Feira do Livro trouxe muita cultura para a praça central da cidade. Além dos livros, a programação contou com espetáculos diferenciados, contação de histórias, música e muita diversão, despertando o prazer pela leitura de várias formas e, consequentemente a formação de novos leitores e de novas ideias.

Iniciando no domingo (06/11), a programação contou com pintura de rosto e contação de histórias com a Pirata Escarlete, interpretada pela artista Bárbara Catarina. Após, foi realizada a abertura oficial do evento e em seguida aconteceu o espetáculo “As Aventuras do Fusca à Vela”, com o Grupo Ueba, da cidade de Caxias do Sul. Finalizando a programação do domingo, os alunos da Escola de Música VB Acordeon realizaram o espetáculo musical “A arte de cantar e tocar em conhecimento”.

Já na segunda e terça-feira (07 e 08/11), aconteceram encontros e bate-papo com os escritores Christian David e Elaine Cavion, contando com a presença das escolas do município e a comunidade em geral. Também foi realizada contação de histórias com a Pirata Escarlete.

Durante os três dias, o público pode ter contato direto com os livros, através das três bancas que estiveram presentes, comercializando o melhor da literatura de diversos gêneros. Também esteve presente o Projeto Quintal da Terra, que teve início em dezembro de 2018, entre os moradores do Loteamento Camping Carreiro. Suas ações estendem-se para além do Loteamento, sendo um convite para repensarmos o modo como vivemos, convivemos, consumimos, cuidamos e cooperamos uns com os outros na vida diária.

Segundo a Agente de Cultura e Lazer do Sesc Cristina Rasera, a Feira do Livro de Serafina Corrêa vem crescendo a cada ano, proporcionando diversas atividades, sendo uma forma de fomentar a cultural e fazendo com que a comunidade tenha acesso aos livros.

A Secretária Municipal de Educação Morgana Vicari disse que a Secretaria disponibilizou livros dos escritores presentes aos alunos para que os professores pudessem trabalhar nas escolas antes da feira e organizar atividades para serem apresentadas, como é o caso dos trabalhos que foram expostos no Salão Paulo VI. Com a feira, os alunos tiveram a oportunidade de encontrar com escritores, proporcionando assim, o contato direto dos alunos com os escritores.

Segundo o Prefeito Valdir Bianchet, a Administração Municipal está sempre preocupada em proporcionar educação e conhecimento aos jovens de Serafina Corrêa, bem como promover ações que incentivem a leitura, como a Feira do Livro, pois a educação é a base para o futuro de todos.