24º Grito da Terra Brasil uniu mais de 10.000 agricultores


O 24º Grito da Terra Brasil aconteceu em Brasília nos dias 20 e 21 de maio e se consolidou como um movimento crucial para unir agricultores familiares de todo o país em um só clamor por políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento do setor. Durante os dois dias de mobilização, os participantes defenderam pautas essenciais, como:

- Fortalecimento da agricultura familiar no que tange a garantia de acesso à terra, crédito, assistência técnica e mercados;

- Combate à fome e à insegurança alimentar através da ampliação dos programas de compras institucionais e investimento na produção agrícola familiar;

- Preservação do meio ambiente com a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e agroecológicas;

- Valorização dos produtos da agricultura familiar pela abertura de mercados no Brasil e no exterior.

Uma das medidas anunciadas é a  regulamentação do crédito emergencial para pagamento em 12 anos e 2 anos de carência, tendo 30% de rebate limitado a R$ 25.000,00 para agricultores em municípios com decreto de calamidade e R$ 20.000,00 para agricultores em município com decreto de emergência.

Para o presidente do STR, Nauro Nizzola, “o Grito da Terra Brasil é uma das maiores mobilizações da agricultura familiar do país. Precisamos pressionar o governo federal para que olhe com mais atenção às nossas pautas, às necessidades da agricultura familiar. O setor precisa ser ponto de prioridade com urgência”.