10ª Conferência Municipal de Saúde de Serafina Corrêa discutiu propostas para ações no Sistema Municipal de Saúde
No dia 24 de novembro, reuniram-se na 10ª Conferencia Municipal de Saúde de Serafina Corrêa mais de 190 munícipes, com o objetivo de dialogar sobre a atenção primária a saúde em Serafina Corrêa e propor diretrizes para a formulação do Plano Municipal de Saúde, que estará vigente nos próximos 04 anos. O auditório da Escola Leonora Marchioro Bellanzier, que recebeu o evento, estava lotado. Dentre os participantes, estavam vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e prestadores de serviço ao SUS.
A abertura do evento iniciou com a palavra do pároco local, Padre Ivo Pretto, do representante da Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Jairo Vidmar, e com a fala do prefeito do município, Valdir Bianchet. Após, a secretária de Saúde, Salete Cadore, falou sobre indicadores e dados da rede municipal de saúde, demonstrando o número de atendimentos e cobertura do setor de saúde. Serafina Corrêa conta hoje com estimativa de 18 mil habitantes, sendo que mais de 15 mil estão devidamente cadastrados no SUS.
A conferencista convidada, Laura Ferraz, enfermeira e coordenadora da atenção primária a saúde na Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul, pautou importantes questões a serem observadas, falando sobre a importância da atenção primária no Sistema Único de Saúde, que pode resolver mais de 80% dos problemas de saúde da população.
O tema principal da conferência foi “A qualificação da Atenção Primária em Saúde”, com os participantes trabalhando com 04 eixos temáticos: o processo de trabalho no SUS; uso consciente do SUS: o papel do usuário; o financiamento da saúde pública; o fortalecimento da prevenção.
Os grupos aprofundaram temas orientados por textos norteadores com informações sobre cada um deles.
Durante a plenária final, a discussão continuou com a apreciação das propostas trazidas dos grupos que resultaram na aprovação de 28 delas, para a possível inclusão no Plano Municipal de Saúde. O plano será elaborado considerando esse debate e norteará os trabalhos da saúde pública no município para os próximos 04 anos.
A Conferência Municipal de Saúde é um marco importante da participação da comunidade, gestores, profissionais de saúde e prestadores de serviço ao Sistema Único de Saúde, sendo um espaço que fortalece a atuação eficaz do sistema público de saúde.