Treinar musculação pode diminuir o tamanho dos seios?


Hoje vamos falar sobre uma dúvida que recebo, comum entre muitas mulheres, que têm receio de não treinar a parte superior do corpo por conta de alguns fatores. Entre esses fatores, um deles é acreditar que isso pode diminuir o tamanho dos seios. Mas será que isso é verdade ou mentira?

O músculo do peitoral é diferente do seio e quando ele é treinado não se ganha ou se perde tamanho nas mamas. O seio é uma glândula mamária recoberta por uma camada de gordura e uma glândula não sofre interferência no seu tamanho quando exercícios de musculação são realizados.

O que pode acontecer é a diminuição dos seios por conta da perda de peso decorrente da atividade física, com diminuição do percentual de gordura como um todo, e não por causa do exercício específico de peito, que é um músculo como qualquer outro que precisa ser trabalhado.

Os benefícios da musculação são vários: o trabalho da musculatura peitoral auxilia na boa posição dos seios, não trazendo nenhum prejuízo de forma estética para os seios; é possível prevenir ou retardar a queda dessa região e traz um ótimo benefício postural entre outros. Para calcular o quanto uma mulher tem a perder, basta calcular o seu percentual de gordura corporal.

Se esse percentual for baixo, pouca coisa vai mudar. Se o percentual for alto, talvez haja uma redução de medida na região dos seios, mas não porque encolheram e sim porque se perdeu parte da gordura que ali se encontrava. Vale lembrar que perdemos gordura como um todo e não é possível perder gordura apenas na barriga ou apenas na cintura, muito menos perder essa gordura dos seios realizando exercícios peitorais. Portanto, mulheres, é muito importante treinar a região peitoral e, ao fortalecer a musculatura peitoral, você sentirá uma firmeza maior, seu colo ficará delineado e, de quebra, causará uma melhor estética nesta região do seu corpo.

Portanto, treinar musculação não diminui o tamanho dos seios. Você, que é mulher, e ainda tinha dúvidas em treinar ou não essa região, fique tranquila e comece a treinar o seu peitoral sem medo de ser feliz.

Abraço e até a próxima!