Tratamento da SAHOS exige planejamento


Apnéia do Sono ou SAHOS (Síndrome da Apnéia/ Hipopnéia do Sono) é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono. As consequências destas obstruções é a redução (hipopnéia) ou interrupção completa (apnéia) do fluxo de ar.

Os principais sintomas são:

Ronco: respiração ruidosa ou barulhenta durante o sono; sono não reparador, ou seja, o paciente já acorda com a sensação de cansaço ou de que não dormiu suficientemente bem despertar noturno frequente; paradas momentâneas da respiração durante o sono presenciado pelo cônjuge ou outros familiares; dificuldade de memória, concentração e atenção; irritabilidade; fadiga; cefaléia matinal, estes pacientes muitas vezes já acordam com dor de cabeça;

Sonolência Diurna Excessiva: é um sintoma muito importante e frequente em pacientes com SAHOS. A polissonografia é o exame padrão-ouro para o diagnóstico, que fornece informações fundamentais para o diagnóstico correto do problema. O exame indica o grau de severidade da apnéia, além de outros problemas associados. O tratamento da SAHOS deve ser planejado de acordo com as necessidades individuais de cada paciente e de acordo com o grau de apnéia que se observa no exame de polissonografia. Em geral, o tratamento da SAHOS envolve a adoção de medidas clínicas, aliadas ao uso de dispositivos que visam facilitar o fluxo do ar pela via aérea como os aparelhos intra-orais e o CPAP. Em algumas situações, cirurgia de septoplastia e na garganta são indicadas, trazendo melhora significativa dos sintomas e melhorando a qualidade do sono.