Sonhos, planejamento e ação
É maravilhosa nossa capacidade de pensar em um futuro dos sonhos, imaginando nossos desejos, tanto na vida pessoal e nos relacionamentos, como na vida profissional. Os sonhos nos motivam, nos fazem querer mais, colaboram para que sejamos melhores. Porém, nos sentimos bem com segurança, ficamos confortáveis com o que já sabemos e com o que já dominamos. Parece que estamos em uma batalha constante entre o desejo de ser diferente e o medo da insegurança ou das incertezas. A insegurança é um sentimento de estar vulnerável a eventualidades, e estar em insegurança permanente é não poder nem controlar o presente, muito menos antecipar positivamente o futuro. No entanto, temos o desejo de empreender, de ser o próprio patrão, de mudar o mundo, de inovar.
Por um lado, queremos segurança, por outro lado, almejamos um mundo diferente e novo. Como resolver essa questão? Aos mais acomodados, podemos dizer “Deus te ajude”, e a estes basta aguardar o que o destino reservará. Mas para outros, mais motivados, podemos dizer “Deus ajuda quem cedo madruga”, e podemos colocar na responsabilidade destes o futuro que desejar. Por óbvio, nem todos tem condições sociais, familiares ou financeiras para se arriscar em aventuras profissionais. Tentando nos afastar da frágil ideia da meritocracia, direcionamos este texto àqueles que têm possibilidades de buscar novas oportunidades e novos desafios.
Para realizar este movimento de inovação e empreendedorismo, é preciso muito planejamento, e muitas vezes, são necessários muitos anos de estudo, trabalho e energia. Buscar uma nova colocação profissional pode exigir buscar um curso superior, e isto significa dois, quatro, cinco anos de estudo; desenvolver um produto inovador pode levar anos de desenhos, protótipos e tentativas. Poderíamos pensar que se é necessário tanto tempo, não vale a pena. Pois é justamente o contrário, ao caminhar em direção deste objetivo, estaremos nos desenvolvendo, aprendendo, crescendo, e ao concluir o planejamento teremos todos os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para aquilo. De certa forma, é o caminho em direção ao sonho, via planejamento e ação, que nos permite vencer as incertezas, vencer a insegurança e estarmos preparados para o futuro que nós mesmos construímos.