Solidariedade


Cristo ensina que devemos amar o próximo e Ele é tão radical neste mandamento que chega a dizer que a maior prova de amor é dar a vida pela pessoa que se ama. Este ditame cristão é tão difícil de seguir, que são poucos os que são capazes de imitar Jesus. A dificuldade, no entanto, não deve nos impedir de continuar tentando.

Mas, já que é difícil chegar lá, que tal  tentarmos pelo menos sermos solidários?  Solidariedade é menos do que amor, mas já é um caminho para nós seres humanos sermos melhores. Todavia, não falo de gestos esporádicos de empatia pelo outros, mas um programa de vida, algo contínuo.

Atitudes solidárias a gente vê seguidamente. Queima a casa de alguém e todo o mundo se põe a ajudar. Uma enchente que deixa pessoas desabrigadas, uma seca que assola uma região, ou qualquer tragédia faz com que a população saia em auxílio desses que se tornaram momentaneamente necessitados. 

Porém, o que eu penso que falta para todos nós é uma atitude entranhada em nosso ser, que nos leva sermos solidários sempre, sem que haja necessidade de uma tragédia, para que o nosso coração se torne mais brando, mais humano. Estamos acometidos de uma pandemia que ceifou a vida de quase 625 mil brasileiros. Graças aos avanços da ciência surgiu uma vacina que está evitando uma mortandade maior. Está provado agora e com vacinas de outras épocas que quanto maior for o numero de imunizados, mais fácil debelar o mal. Então, quando eu recebo a vacina não estou apenas procurando a cura para mim, mas ajudando o próximo a se curar também. Isto é solidariedade, pois o bem que quero para mim, também quero para o outro.

E se esta nossa solidariedade fosse contínua, não seria possível construir uma pátria melhor, mãe de todos os seus filhos e não mãe de uns e madrasta de outros? Não por culpa exclusiva deste Governo, pois é um problema de décadas, o desemprego é muito grande e também vemos patrícios nossos na extrema miséria da qual não sairão sem a solidariedade nossa, que somos mais abonados e que não podemos fechar os olhos para esta triste situação.