Setembro Amarelo 2022: a vida é a melhor escolha!
A campanha Setembro Amarelo vem sendo realizada desde o ano de 2014 e propõe ações para a prevenção ao suicídio. A cor amarela é usada como símbolo, representando a esperança. Neste ano tem como tema “A vida é a melhor escolha!”. O objetivo é conscientizar a população a falar sobre o assunto, para que as pessoas, que estejam passando por momentos difíceis e de crise, busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Para que possamos agir ativamente na conscientização do grande valor que a vida tem, e auxiliar na prevenção do suicídio, é preciso conhecer os fatores de risco e sinais de alerta. Além de esclarecer muitas desinformações sobre este tema, que ainda é tabu, pois falar sobre esse assunto pode assustar um pouco e nem todo mundo quer falar sobre isso.
Os problemas como estresse, depressão, uso descontrolado de substâncias, geram grandes abalos para a saúde mental das pessoas e são considerados fatores de risco para o comportamento suicida. Existem muitos mitos que são difundidos, dentre os quais, “As pessoas que ameaçam se matar não farão isso, só querem chamar a atenção”: MITO, a maior parte das pessoas que planejam tirar a própria vida dá sinais sobre seu desejo de se matar. “Não devemos falar sobre suicídio pois isso pode induzir as pessoas”: MITO, falar sobre o assunto pode reduzir a angústia e aliviar a tensão prevenientes destes pensamentos.
Alguns comportamentos, devem ser investigados como sinais de alerta: quando a pessoa não demonstra mais interesse por coisas que gostava, apresenta comportamento retraído, dificuldades nos relacionamentos, desesperança, solidão, impotência e falta de significado na vida. Outro indicio é quando a pessoa fala sobre morte ou suicídio, quer concluir afazeres pessoais e profissionais, doar pertences, visitar vários entes queridos de uma só vez, escrever um testamento, escrever cartas de despedida, entre outros.
A campanha busca mostrar para as pessoas que estão passando por isso que elas não estão sozinhas, podem ser compreendidas e procurar ajuda, que todos esses problemas têm uma solução quando recebem o apoio de outras pessoas. o Centro de Valorização à Vida (CVV) é um projeto que fornece apoio emocional, de forma gratuita e sigilosa, se precisar ligue 188.