Semeadura da soja: cuidados necessários


A semeadura é uma das etapas mais importantes do planejamento agrícola, é determinante para a produtividade. Para realizar um bom planejamento o produtor deve equilibrar variáveis como sua capacidade operacional, peculiaridades climáticas de sua região, tipo de solo e escolha dos materiais.

Um dos fatores mais complexos para a semeadura, refere-se ao grupo de condições climáticas e influenciam diretamente o sucesso da operação, é a janela de plantio. Para que a semeadura seja realizada de maneira adequada, o produtor deve levar em consideração alguns cuidados essenciais, para garantir uma população uniforme:

Temperatura do solo: O ideal é que a temperatura do solo esteja entre 20ºC e 30ºC, mais precisamente 25ºC. Temperaturas muito abaixo ou acima desses números, prejudicam o desenvolvimento inicial da lavoura, tornando a germinação e a emergência mais lentas.

Umidade do solo: é importante que ela esteja entre 50% e 85% para que a germinação das sementes possa ocorrer em menor tempo e assim, estabelecer um stand inicial uniforme e mais rápido.

Profundidade da semeadura: a profundidade da semeadura ideal está entre 2,5 cm a 4,5 cm, quanto mais rasa a profundidade, maior a possibilidade de as sementes ficarem expostas aos estresses climáticos. Por outro lado, as semeaduras muito profundas também não são interessantes, pois, dificultam a emergência do grão. Para esse processo, é importante que o limitador de profundidade esteja devidamente regulado, pois assim, acompanha o relevo do solo e mantém a profundidade correta e uniforme.

Precisamos estar atento também com a regulagem da semeadora, para um plantio eficiente, a semeadora deve ser devidamente regulada para abrir o sulco, depositar a semente e fechar o sulco. Assim como ter uma atenção especial para a velocidade de semeadura, pois essa vai definir a distribuição uniforme das sementes, ponto fundamental para construirmos uma lavoura com alto potencial produtivo.  

 

Orientamos aos produtores que sempre avaliem com cautela as condições de umidade e temperatura do solo, dando atenção especial para as condições climáticas e estabelecendo com clareza os critérios necessários para a definição do momento de semeadura. A busca pela antecipação da semeadura da cultura nem sempre é uma alternativa de bons resultados, podendo ser benéfica ou prejudicial dependendo das condições de temperatura e umidade presentes na semeadura da cultura.