Semeadura da soja: alguns cuidados necessários
A semeadura é um processo fundamental no estabelecimento da cultura da soja, por isso, necessita de muita atenção e cuidado. É nesse momento que o potencial produtivo da sua lavoura começa a ser definido.
Temperatura do solo: O ideal é que a temperatura do solo esteja entre 20ºC e 30ºC, mais precisamente 25ºC. Temperaturas muito abaixo ou acima desses números, prejudicam o desenvolvimento inicial da lavoura, tornando a germinação e a emergência mais lentas.
Umidade do solo: em solos com elevada umidade, a diferença de potencial matricial força a entrada de água no interior da semente, causando um desbalanço nos níveis de oxigênio no seu metabolismo ocasionando sua morte. Aliado a isso, baixas temperaturas tendem a reduzir a atividade metabólica da semente, retardando seu processo germinativo, o que implica num maior tempo para que ocorra a germinação das sementes e, consequentemente, maior tempo de exposição a patógenos. A elevada umidade no interior das sementes de soja, aliada a baixa velocidade metabólica e ao maior período de exposição a patógenos, é um conjunto de fatores potencialmente prejudiciais para a cultura e que podem implicar na baixa germinação de plantas e redução do estande, podendo tornar necessária a ressemeadura da cultura, resultando, assim, num aumento dos custos de produção.
Profundidade da semeadura: a profundidade da semeadura ideal está entre 3 cm e 5 cm. Quanto mais rasa a profundidade, maior a possibilidade de as sementes ficarem expostas aos estresses climáticos. Por outro lado, as semeaduras muito profundas também não são interessantes, pois dificultam a emergência do grão. Para esse processo, é importante que o limitador de profundidade esteja devidamente regulado, pois, assim, acompanha o relevo do solo e mantém a profundidade correta e uniforme. Por isso, é necessário que o produtor avalie com cautela as condições de umidade e temperatura do solo, dando atenção especial para as condições climáticas e estabelecendo com clareza os critérios necessários para a definição do momento de semeadura. A busca pela antecipação da semeadura da cultura nem sempre é uma alternativa de bons resultados, podendo ser benéfica ou prejudicial, dependendo das condições de temperatura e umidade presentes na semeadura da cultura.