Saúde mental dos estudantes
O momento de realização do Enem e vestibulares se aproxima e com ele surge a ansiedade nos estudantes. É de grande importância voltar a atenção para a saúde mental dos jovens neste período, pois a sobrecarga relacionada a quantidade de provas e cobranças sobre aprovação das mesmas pode causar sentimento de incapacidade, desvalia o que pode acarretar em resultados negativos em vários sentidos. É de conhecimento da maioria que o suporte psicológico não é de acesso a todos, o que dificulta a organização e equilíbrio emocional de muitos jovens, também é de conhecimento que a pandemia trouxe diversas mudanças e que a forma de estudar necessitou ser reaprendido, o que também causou ansiedade, não só nos estudantes, mas nos pais, cuidadores e professores.
Quando falamos de ansiedade é necessário considerar que muitas vezes é inevitável não sentir, porém ela pode se tornar patológica e nisso que a atenção deve ser redobrada. Sintomas físicos, dores, marcas pelo corpo, sintomas cognitivos como falta de atenção e sintomas comportamentais como o medo, preocupação excessiva, irritabilidade e queda no rendimento escolar, se esses sintomas estão presentes de forma preocupante a rede de apoio precisa procurar um profissional da saúde mental para auxiliar.
Alguns cuidados com a saúde mental, a organização e qualidade como um todo no espaço de estudos, sendo ele nos materiais e local como também na família. O autocuidado é fundamental não só nesse momento, é o caso da prática de exercícios físicos. O exercitar-se é essencial para a manutenção da saúde do vestibulando e pode contribuir no rendimento dos estudos. Suporte psicológico, é o momento de autoconhecimento e fortalecimentos de pontos positivos, pois é um período de cobrança e crises de ansiedade. A rede de apoio precisa olhar para o estudante de modo que ele se sinta abraçado e forte para trazer bons resultados.