Saúde bucal X rendimento escolar


Com a volta às aulas, todos os pais esperam que os filhos aproveitem ao máximo todo aprendizado e se desenvolvam durante o ano. Mas o que muitas pessoas desconhecem é que os cuidados bucais contribuem com a saúde integral das crianças e adolescentes.

A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é uma especialidade odontológica que realiza tratamentos que buscam a eficácia das funções orais e que são importantes para o crescimento e desenvolvimento corretos do sistema estomatognático (conjunto de estruturas bucais).

A OFM avalia, desde muito cedo a oclusão (mordida), a mastigação, a deglutição e o posicionamento da língua, que influenciam ativamente no crescimento e desenvolvimento das arcadas e da face. Alguns problemas que podem ser diagnosticados e tratados precocemente são: bruxismo, desordens de crescimento e respiratórios, assimetrias, falta de espaço, interposição de língua, apneia do sono, dentição torta, mordida cruzada, barulho do maxilar durante a mastigação e lábios abertos.

De acordo com estudos, 80% da face da criança está desenvolvida até os 6 anos de idade. Sendo assim, por que esperar tratar? Desequilíbrios mastigatórios, disfunções articulares e problemas periodontais podem impactar diretamente a vida do paciente. Além disso, estimulando o crescimento maxilo-mandíbular é possível melhorar a respiração, a qualidade do sono e o desenvolvimento dos pequenos como um todo, inclusive no âmbito escolar.

 

Mais informações podem ser obtidas com a especialista em ortodontia, Dra. Ilda Elisabete Zanata, pelo telefone (54) 99978-8564.